INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SEMANA FARROUPILHA CANOAS RS - CORREIO ELTRÔNICO


Região
Canoas - 14/09/2013 10h45
Atualizado em 14/09/2013 10h48

Semana Farroupilha começa com atrações no Parque Eduardo Gomes

Neste ano, a programação será ampliada em 30%


COMPARTILHE:

Sydnei de Jesus

Canoas - A Semana Farroupilha é o momento em que o sentimento do orgulho em ser gaúcho aflora em todas as pessoas que nasceram no Rio Grande do Sul. É tempo de ver os tradicionalistas pilchados, comer churrasco, sorver chimarrão, dançar vaneira, bugio, xote, milonga, chamamé, entre outras danças típicas gaúchas. É a ocasião também de estufar o peito e entoar o hino do Rio Grande para relembrar a história do 20 de setembro, o precursor da liberdade – data da Revolução Farroupilha (de 1835 a 1845).
Em Canoas, milhares de canoenses começaram ontem a cultuar as tradições gaúchas com festejos e manifestações culturais na abertura da 21ª Semana Farroupilha do município, no acampamento do Parque Esportivo Eduardo Gomes (Parcão). Considerado um dos principais eventos da cidade, a Semana Farroupilha tem como tema este ano O Rio Grande do Sul no Imaginário Social. É organizado pela Prefeitura com a parceria de entidades tradicionalistas e do Sesc/RS, estendendo-se até o dia 22.
De acordo com a secretária-adjunta da Cultura, Isabel Cristina Poggetti, a edição deste ano apresentará inovações em relação às edições anteriores e está preparada para receber milhares de pessoas. “Nas edições passadas foram 7 dias de comemorações. Neste ano serão 10 dias, com a novidade da música instrumental no palco da Campeira, entre outras atrações.”
Cultivando as tradições
Fazendo os últimos retoques no galpão do DTG Periquitos Amadores do Chasque, o patrão do DTG do bairro Nossa Senhora das Graças, o chapeador Danilo Rodrigues de Oliveira, 62 anos, estava ansioso para o início de mais um evento tradicionalista. “Me criei no meio do mato na cidade de Rio Pardo e cresci cultivando nossas tradições. Moro em Canoas desde 1973 e sou o patrão do Periquitos há 14 anos. Só quem montou o galpão e vive o tradicionalismo sabe o que é participar de uma Semana Farroupilha. Minha vida é 80% para a tradição”, revelou o patrão, que espera cerca de 300 pessoas por dia no DTG onde será servido churrasco, vaca atolada, galinhada e outras comidas típicas.
Festival, rodeio e espetáculos
Este ano a programação da Semana Farroupilha está ampliada em 30%. Além do Palco Central também haverá o Palco da Campeira, onde serão apresentadas músicas instrumentais nativistas. Entre as diversas atrações da semana destacam-se o 10º Rodeio Internacional da Cidade de Canoas e do 13º Festival Nacional da Cultura Gaúcha, que será realizado hoje a partir das 8 horas, além danças típicas, contação de histórias, declamação, gincanas, tertúlia, mostras folclóricas e shows tradicionalistas. Amanhã haverá disputas de bocha, truco, tava, tetarfe e gaita, entre outras, gincana, entrega da premiação do rodeio e apresentações de Marcello Caminha, Pátria Sulina e Recuerdos de Milonga.
Tags/ palavras-chave:
Canoas , show , rodeio , eventos , cultura , churrasco , chimarrão , flora




Nenhum comentário:

Postar um comentário