INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O PERNAMBUCO TAMBÉM É MEU - POR: MARIA ADALZIRA DE OLIVEIRA


           

 O Estado do Pernambuco está localizado no Centro Oeste da Região Nordeste  do Brasil.
              Minha bisavó materna era pernambucana, nasceu em Olinda.

 .


               Não cheguei a conhecê-la  pessoalmente, mas antes mesmo de estudar História do Brasil já conhecia um pouco da História  do Pernambuco no tempo do Império, contada pela bisa que repassava pra seus  filhos, netos e assim chegou ao meu conhecimento  contada por minha mãe.
             

 A Invasão Holandesa, Batalha dos Guararapes, Insurreição Pernambucana, Confederação do Equador, Revolução Praieira e muitos outros movimentos ficaram na minha lembrança.  Recife foi sem nenhuma dúvida  destaque nas manifestações importantes do país. Falavam muito  na  Torre de Zeppelin, primeira Sinagoga, primeira Ponte Latino e até que o Exército brasileiro nasceu no Pernambuco. Que honra!
             

 Era muito bom ouvir falar dos costumes e das manifestações  da cultura popular. Jamais esquecerei uma lenda : O casamento de Yemanjá  com Oxalá e algumas comidas típicas como:  sarapatel, buchada, caldinho de peixe e outras



                Aprendi com muito carinho uma parte do Hino do Pernambuco
Salve oh terra dos altos coqueiros
De  beleza soberbo estendal
Nova Roma  de bravos guerreiros
Pernambuco imortal, imortal!



            ...A letra é muito linda! Fala : Coração do Brasil em teu seio corre o sangue deste povo  coberto de glória
              A República é filha de Olinda, alva estrela  que fulge e não finda...

                                     

 S A U D A D E S !  M U I T A S   S A U D A D E S !!!
                




                     Certa vez participei de um desfile cívico que representava os Estados do Brasil, portei a Bandeira do Pernambuco. O azul representa o céu; o arco-iris a união dos pernambucanos; o sol é a força e a energia de Pernambuco; a cruz a fé e a justiça; a estrela  a federação e o branco simboliza a paz desejada por todos.


                    A mistura de raças gerou a diversidade de manifestações artísticas. Em  todas as modalidades 


O pernambucano é um tesouro cultural.
-No frevo;  versos populares;  cantadores;cordéis; autos natalinos; danças; quadrilhas; festas juninas e espetáculos folclóricos de um modo geral.
De : Antonio  Maria - frevo n° 2, do  Recife
Ai que saudade tenho de Recife
Da minha gente que ficou por lá
Quando eu pensava, chorava, falava
Contava vantagem, marcava viagem
Mas não resolvia se ia
Vou- me embora, vou- me embora, vou-me embora pra lá

Tem que ser depressa, tem que ser pra já
Eu quero sem demora, o que ficou por lá
Vou ver  a Rua Nova, Imperatriz, Imperador
Vou ver se é possível meu amor. 
Da capital ao interior o pernambucano gosta de forrozear.


                                       V I V A  O  E X U ! 








                          100 ANOS DE NASCIMENTO DE LUIZ GONZAGA
POR: ABILIO CRUZ
CIDADE DO REI
POR TI ME ENCANTEI
EIS A PRINCESA 
EXU TERRA DE CABRA MACHO
É LÁ ONDE EU ME ACHO
ONDE ME SINTO FELIZ
QUANDO SUBO A CHAPADA
O CORAÇÃO LOGO PALPITA 
AO LONGE EU AVISTO




MINHA CIDADE QUERIDA.






                   ESTE É UM ESTADO DE INÚMEROS ARTISTAS FAMOSOS, PENSADORES, SOCIÓLOGOS, GRANDES EDUCADORES, POETAS, ESCRITORES, PERNAMBUCANOS ILUSTRES QUE MERECEM DESTAQUE NACIONAL.








                        MEU BRASIL - OLEGÁRIO MARIANO
Vinde ver, vinde ouvir homens de terra estranha
O Brasil de minha alma atormentado e aflito
Cujo nome parece  um grito de montanhas
De quebrada, em quebrada, acordando o infinito
Não é este Brasil de vida efêmera  e leviana
Superficial, anêmico, franzino
É  o Brasil que nasceu em minha Terra pernambucana


O Brasil que embalou os meus sonhos de menino...

               
             



  COMO NOS DEMAIS ESTADOS DO NORDESTE, O MÊS DE JUNHO EM PERNAMBUCO É UM MÊS FESTIVO ALUSIVO AS FOGUEIRAS DE SÃO JOÃO E SÃO PEDRO. NO RECIFE VELHO A COMEMORAÇÃO É UMA FESTA TRADICIONAL COMO NO INTERIOR DO ESTADO.


                        ...SENTINDO A CHUVA
                           EU ME ARRESCORDO DE ROSINHA
                           A LINDA FLOR
                          DO MEU SERTÃO PERNAMBUCANO
                          E SE A SAFRA NÃO  ATRAPAIÁ  MEUS PRANOS
                          QUE QUE HÁ, O SEU VIGÁRIO
                          VOU CASAR NO FIM DO ANO.
                                                                                                             






Um comentário:

  1. Uma pessoa tão especial como você só poderia ter nascido onde nasceu,lugar especial e marcante,como sua vida,Deus continue a lhe usar através da escrita...Beijos em seu coração!Com amor, Graça!

    ResponderExcluir