INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 3 de junho de 2012

PROGRAMA PARQUE VIVO - CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS


Estação Ecológica de Aiuaba

APRESENTAÇÃO

Criada em 1978 pela SEMA, ,com uma área de 13.065 ha, um dos últimos redutos de caatinga existentes no Ceará que não sofreu alteração pelo homem. Situa-se no sertões dos Inhamuns e fica a 3km da sede municipal.
Abrange uma área de 11.525,3 hectares. Foi criada através do Decreto de 06 de fevereiro de 2001. Desde 1978 foi declarada de utilidade pública através do Dec. Nº 81.21878. Teve sua implantação pelo então Departamento de Recursos Naturais da SUDEC, que se responsabilizou pela sua administração até a criação do IBAMA. Tem a finalidade de proteger o ecossistema de caatinga.

A Cidade de Aiuaba tem uma área de 2.597Km2 e uma população estimada em 20.937 habitantes. É uma tradicional zona de criação de gado. O topônimo Aiuaba é uma palavra tupi que significa "lugar de bebida", bebedouro.

História: Município que tem como referência geográfica o Riacho dos Bois, exatamente no lugar antes conhecido por Campo Alegre. Suas origens datam do Século XVIII, quando por doação o Capitão-Mor Salvador Alves da Silva concedeu ao fazendeiro Lourenço Alves Feitosa várias Sesmarias, das quais constam terras já pertencentes a Ventura Rodrigues de Sousa e Domingos Rodrigues. Essa doação contém a data de 20 de agosto de 1721 e guarda como centro de referência especial uma lagoa onde habitualmente os criadores de gado davam de beber aos seus rebanhos.

Evolução Política: Essa lagoa ou bebedouro comum a todos os fazendeiros localizava-se em territórios vinculado ao então Distrito de Arneiroz, um dos mais antigos redutos da Capitania e politicamente em evidência. Sua desanexação originária e subsequente vinculação ao Município de saboeiro, na categoria de Distrito ocorreu, segundo Resolução Provincial nº 806, de 26 de agosto de 1857.

A elevação do Distrito à categoria de Município segundo Lei nº 3.338, de 15 de novembro de 1956, instalando-se a 22 de outubro do mesmo ano, com a denominação atual.

Aiuaba tem 466,44 metros de altitude

LOCALIZAÇÃO E ACESSO À RESERVA

Localiza-se na região dos Inhamuns, sudoeste do Ceará, no município de Aiuaba. Compreende uma área de aproximadamente 11.525,3 hectares.

A Sede da Estação Ecológica está situada a aproximadamente 3Km de distância da cidade de Aiuaba, ocupando uma área de 3,5 hectares. Dista 430 km de Fortaleza e o acesso de Fortaleza se dá pelas CE-020 e CE-176.

ECOSSISTEMA

Caatinga

CLIMA

Situada numa das áreas mais secas do Ceará, a sudoeste do Estado, Aiuaba apresenta uma média de precipitação pluviométrica em torno de 560mm anuais. O período chuvoso coincide com o verão-outono, registrando-se os maiores totais mensais em março-abril. Já o período seco corresponde ao outono-primavera, com altos índices de evaporação. Em Aiuaba, durante 15 anos consecutivos ( 1962 a 1977 ), a pluviometria foi zero nos meses de julho a outubro ( Figueredo 1983 ).

Pluviometria - a média anual é de 503,1mm.

Produção: Produtos agrícolas-algodão arbóreo e herbáceo, banana, mamona, milho e feijão. Agropecuária- bovinos, suínos e aves.

GEOMORFOLOGIA

A área é composta de serras baixas, apresentando um relevo acidentado em certos trechos e suavemente acidentado ou aplainado em outros.

Em Auiaba foi constada a ocorrência em seu território de Calcita e Ametista, e uma variedade do Quartzo.

FLORA

Predomina a caatinga arbórea a subarbórea densa, com exceção de algumas roças, quase não foi alterada pela mão humana. Até o presente foram identificadas, aproximadamente, 360 espécies vegetais, ocorrendo com frequência a aroeira ( Astronium urudenva Engl. ), a braúna, o angico (Piptadenia macrocarpa Benth), Freijorge (Cordia Allidora Chan.), jurema branca ( Pipthecolobium dumosun Benth ), marmeleiro ( Croton hemiargyreus Muell. Arg.), pau d’arco amarelo ( Tabebuia serratifolia Nicholson ), que ao lado de diversas cactáceas compõem a cobertura vegetal.

Em alguns locais a caatinga torna-se bem esparsa, apresentado o solo praticamente desnudo, com a ocorrência de espécimes arbustivos típicos. A fauna e a flora foram razoavelmente preservadas, principalmente, por se tratar de local distante dos grandes centros.

FAUNA

Um dos aspectos mais relevantes da fauna é a presença considerável de primatas, dentre os quais destacam-se o sagui e o macaco prego. Podem ser observados nos limites da ESEC uma enorme quantidade de lagartos, além de uma gama de espécies da avifauna, com destaque para a avoante Zenaida auriculata que utiliza a região, formando colônias de reprodução de milhares de indivíduos. Foram listadas até o momento em torno de 154 espécies de aves, predominando as espécies insetívoras, seguidas de onívoras e granívoras. Destacam-se a Aratinga cactorum (Psittacidae), Caprimulugus hiruncinaceus (Caprimulgidae), Phaethornis gounellei (Trochilidae), Sakesphorus cristatus (Formicariidae), Furnarius figulus (Furnariidae), Casiornis fusca (Tyrannidae), Cyanocorax cyanopogon (Corvidae), Tryothorus longirostris (Troglodytidae), Sericossypha loricata, Sporophila albogualaris e Paroaria dominicana (Emberizidae), como espécies endêmicas do Brasil.

HIDROGRAFIA

A rede hidrográfica da região é intermitente e a drenagem compõem setores da bacia fluvial do rio Jaguaribe.

ATRATIVOS NATURAIS

·Serras: das Melancias, do Umbuzeiro e Serra Nova
·Riachos: Catingueira e Gameleira.

ATRATIVOS CULTURAIS

Eventos:
·Nossa Senhora do Patrocínio - padroeira da cidade(15/08)
·Dia do Município (15/09)
·Vaquejada (setembro)
·Festa de Nossa Senhora de Fátima (13/05)

FONTES DE PESQUISA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário