INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PIAUÍ - NORDESTE POR: MARIA ADALZIRA DE OLIVEIRA

           



                            FONTE DE PESQUISA: CORREIO ELETRÔNICO
                                          CULTURA POPULAR

                 Como nos demais Estados do Nordeste, o mês de junho no Piaui é muito animado. Junho é o mês das fogueiras de São João e São Pedro.


                  Os folguedos alegram os piauienses e todos preservam as tradições populares e as manifestações culturais,  os festivais de quadrilhas, forrós etc.
                   O Bumba- meu- boi é conhecido em todo Brasil. Dizem que o Bumba- meu- boi tem  a sua origem no Piauí, no tempo da ocupação do território das fazendas de gado, os vaqueiros que vinham da Bahia em busca da pastagem para o gado. O Piaui na geografia do Brasil na década de 1950 era chamado de terra das boiadas.
                     As músicas confirmam o que o folclórico autêntico diz:  " O meu boi morreu, o que será de mim, mando buscar outro maninho, lá no Piauí."
Luiz Gonzaga cantou: ê boi, ê boi ê boi do Piaui, quem não dançar este boi, não pode sair daqui.




                     O Piaui é um Estado vizinho ao Maranhão e as raízes culturais são ligadas. Foi o Maranhão que levou do Piaui o Bumba- meu - boi com o nome de Boi bumbá  para Parintins no Amazonas, Estado da Região Norte do Brasil  . A história  da tradição da versão do boi- bumbá nordestino é uma apresentação artística cultural  no Bumbódramo em Parintins- Amazonas,  num estádio enorme com capacidade para 35 mil pessoas, o estádio tem a forma da cabeça de um boi. Este grande festival folclórico é apresentado sempre nos dias 28 a 30 de junho desde o ano de 1913.
                                           

  BOI  CAPRICHOSO
"HOJE NESTA NOITE ENLUARADA
VOU ACENDER MINHA FOGUEIRA
E BRINCAR DE BOI- BUMBÁ
EU VOU CONVIDAR UMA MORENA
NO GRUPO DESSA DANÇA
DOIS PRA LÁ E DOIS PRA CÁ"

...BOI, BOI, MEU BOI - BUMBÁ
VIVA MEU SÃO JOÃO
MEU FOLCLORE POPULAR
BOI, BOI, MEU BOI- BUMBÁ
VIVA MEU SÃO JOÃO
FOGOS PRO MEU BOI - BUMBÁ.



                        O PIAUIENSE AMA OS FOLGUEDOS, CAUSOS, COSTUMES, CORDÉIS E AS TRADIÇÕES DE UM MODO GERAL, DEFENDEM O FOLCLORE BRASILEIRO E APRESENTAM COM ARTE  MUITAS DANÇAS DRAMÁTICAS, ENALTECENDO A CACURIÁ DE DONA TETÉ COM ORIGEM  NA FESTA DO DIVINO, É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA QUE ALEGRA  O NORDESTINO DE UM MODO GERAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário