INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A MAGIA DA POESIA: CANÇÃO DO EXILIO - GONÇALVES DIAS

Para: zaza.159@hotmail.com

Outlook.com Exibição Ativa
Se esta rua fosse minha ( " Nesta Rua " Cantiga de Roda Infantil ) - Bogdan Plech
Se esta rua fosse minha , ou "Nesta Rua" ( Composed by Villa Lobos ) Performed by Bogdan Plech Percurssion: Ananias Flute: Claudio Azevedo Piano: Edinho Sant'Ana Strings: Camerata…
00:03:34
Adicionado em 29/11/2010
852.519 exibições

A Magia da Poesia: Canção do Exílio – Gonçalves Dias

Link to A Magia da Poesia

Posted: 24 Nov 2015 09:35 AM PST
Canção do Exílio (Gonçalves Dias)
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Esse poema é um clássico. É composto todo em heptassílabos (ou redondilha maior) como a maioria de nossas cantigas de roda e canções de ninar (muitas compostas por Villa Lobos, como a belíssima “Se esta rua fosse minha“). Dizem que essa é a métrica que mais se prende à memória… Deve funcionar, pois realmente, eu não esqueço esse poema ou as cantigas de ninar da minha infância. A obra  abre o livro “Primeiros Cantos e é um dos mais conhecidos poemas da língua portuguesa no Brasil, até mesmo porque “Nossos bosques têm mais vida,/Nossa vida, mais amores.” acabou no nosso hino nacional. Foi escrito em julho de 1843 em Coimbra (Portugal) e na wikipedia você pode saber mais sobre ele, inclusive com uma análise do poema. Se quiser ver o texto em sua grafia original (bem interessante), basta passar umas páginas aqui no link do livro Primeiros Cantos no Google Books. Aliás, o livro está todo disponível ali, pois toda a obra do autor é de domínio público atualmente.
Goncalves-Dias
Saiba mais sobre o autor na Wikipedia
Por Fabio Rocha, para A Magia da Poesia.

Desde 1999, trabalho neste projeto, em que são divulgados poemas de grandes poetas sem erros ou falsas autorias. Hoje temos uma média de 5 mil visitantes por dia, muitos desses sendo estudantes e professores. Se vir valor neste trabalho de recuperação do nosso patrimônio cultural e pode ajudar, faça parte de nosso time de benfeitores:

A Magia da Poesia na Benfeitoria - crowdfunding

Se apenas 10% dos 25 mil cadastrados nessa newsletter contribuir com só 1 real por mês já dá pra tirar os anúncios e janelas pop-ups do site!

Se preferir contribuir diretamente em conta bancária, com qualquer valor:

Banco do Brasil:
Agência 2784-7
C/C 7251-6
(Fabio José Alfredo Santos da Rocha)

Qualquer compra em nossa loja virtual também ajuda a financiar o projeto.

Muito obrigado!

Você também pode ajudar de várias outras formas: compartilhando este e-mail com seus amigos ou nas redes sociais, me enviando poemas de grandes poetas com referências bibliográficas (que ainda não estejam publicados). Também ajuda muito nosso posicionamento no Google (em relação a sites cheios de poemas errados) se você compartilhar esta página em suas redes sociais: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/poemas-de-grandes-poetas/

* Se recebeu este e-mail encaminhado de um amigo, cadastre seu e-mail aqui para continuar recebendo nossas atualizações diretamente na sua caixa postal.

** Se quiser se descadastrar a qualquer momento, basta clicar em "unsubscribe now", ao final de cada mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário