INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 25 de outubro de 2020

FELIZES RECORDAÇÕES

        


                       ESCOLA  ANTIGA
        Logo que aprendi a ler e a escrever passei a estudar minuciosamente os livros didáticos - MINHAS LIÇÕES do Autor consagrado Mestre FILGUERA  SAMPAIO. Primeiro, Segundo Ano e o Ceará é assim (ESTUDOS SOCIAIS) Programa Moderno.
Na Escola Fundamental Ensino Integrado Primeiro Grau - Nivel  terceiro e  quarto anos de acordo com as normas oficiais  -  Minhas Lições SÉRIE PROGRESSIVA.
Guardo na lembrança e no coração até hoje o amor  as  belas lembranças do conteúdo prático e objetivo de O CEARÁ É ASSIM do saudoso professor de português,  geografia, história,  e educação moral e cívica Filgueira Sampaio.  Licenciado pelo Ministério de Educação e Cultura, Presidente da Associação Cearense de Folclore. FILGUEIRA  SAMPAIO.
O querido e inesquecivel  mestre  enaltece o Ceará de ontem e de hoje no tempo e no  espaço em  face da Lei 5. 692, promulgada em 1971. Ele coloca o Ceará no coração das gerações em flor, dentro de uma concepção cristã, patriótica e democrática.
VIVA O CEARÁ DOS CEARENSES, DE ONTEM, DE HOJE E DE SEMPRE, SEMPRE...

           - O que é da terra, é da terra e fala da terra.  S. João - Evangelho 3.31

 É  minha terra  um poema
De areias brancas
da praia
Onde nasceu Iracema
E onde canta a  jandaia.
( Do folclore cearense)

                                 VOCÊ  SABIA?
    O Padre Francisco Pinto
Vivia a evangelizar
Em mil seiscentos e sete
Celebrou no Ceará
Dia dois de fevereiro
Primeira  missa a alegrar.
 Maria Adalzira de Oliveira . (Zaza)


Nenhum comentário:

Postar um comentário