INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

QUANDO NÃO HAVIA CORREIO

 

 


Até princípios do século passado, não havia serviço postal (correio) no Ceará.

Os capitães =- mores, autoridades importantes ou pessoas de fortuna, despachavam mensageiros chamados próprios ou positivos. Advém daí a expressão por mão própria, isto é,  por mão de um positivo, de um portador. Eram individuos de confiança  que levavam cartas de uma parte para outra.


Foi o Governador Sampaio, quando nas rédeas do governo do Ceará (1812 a 1820), quem pôs em prática o tráfico regular do Correio da Administração, somente para correspondências oficiais, mas carregando cartas de particulares por especial mercê do Sr. Governador.


O saco do correio era de um vermelho muito vivo. Os portadores, (estafetas) usavam roupas vistosas e tinham o direito de requisitar animais, trocando de montaria onde bem quisessem. Os positivos do Governador eram cercados de respeito do povo. 

Mas eles abusavam muito destes privilégios...

(Do livro de Filgueira Sampaio,  O CEARÁ É ASSIM, página 131)


HOMENAGEM A UM ESTAFETA- CONDUTOR DE MALAS DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ.



Raimundo Santiago de Oliveira (Guerreiro ) 

                      UM ICONE AIUABENSE 

 

Nasceu em 08-10-1912 

Faleceu em 16-10 2015 

Filho de Raimundo Ferreira de Souza e de Maria Zeferina  da Conceição. 

Desde a sua infância bons registros marcam a sua vida a exemplo de trabalho, honestidade e senso de responsabilidade. 

Homem sertanejo,corajoso e de coração sábio,de experiência com Deus, amigo de fé, de força, progressista, patriota e humilde. Conservador da história dos grandes desbravadores que no passado trilharam caminhos difíceis para o desenvolvimento de nossa terra, nossa gente, no processo de conscientizar o cidadão. 

Funcionário Público Federal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, aposentado com o cargo de condutor de malas postais nivel 10. 

Teve dois casamentos, o primeiro com Antonia Firmino de Oliveira e o segundo com Maria Félix  da Silva Oliveira. Resultando destas duas uniões abençoadas: 11 filhos, 36 netos,42 bisnetos e 8 tataranetos. 

Criou os seus filhos com amor, sustentando-os com o seu trabalho e dirigindo-os com energia, sabedoria bondade e os seus ricos conselhos. Um pai extremoso, um esposo ideal! 

Figura central do lar, manifestando no dia- a- dia a sublime missão de ensinar aos filhos que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e que devemos buscar em primeiro lugar o Reino  de Deus e a sua Justiça para enfrentarmos os obstáculos da vida.Não devemos esmorecer nas lutas e amar a vida que é dom de Deus. 

Foi muito amado pela familia e amigos de um modo geral, um baluarte, um reservatório de carinho sempre ligado a família espalhada pelo Brasil, muitos em Fortaleza, outros nos Estados: Rio Grande do Sul, Paraíba,São Paulo, Pernambuco, Goiás,  Maranhão, Piauí, Espírito Santo e outros... 

Expoente máximo de amor fraternal, representando um instrumento de paz, pronto para servir com aquele sorriso meigo, aberto, certo, cheio de felicidade que fica na lembrança de durar eternamente. 

No seu centenário de vida o Municipio de Aiuaba homenageou o Velho Carteiro, como alvo de admiração e respeito na Região dos Inhamuns. 

O Diário do Nordeste - Regional entrevistou-o e ele com o título de Arquivo Vivo estava altamente feliz, lúcido e ativo abrilhantando a festa e recebendo os cumprimentos de pessoas queridas e integras assim como ele. Na alegria de viver ressaltava a importância do Ministério das Comunicações, da Agricultura e que sempre teve entusiasmo pela música porque para ele ela é um bálsamo, uma revelação divina. 

Que possamos com esperança, amor e fé crer na Palavra de Deus que é a Verdade e dizer: Bendito seja Deus que nos concedeu este servo de fé por 103 anos de idade e Bendito seja porque o tomou. 

Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. 1 Corintios 3.8. 

Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem. Lucas 2.14 

Maria Adalzira de Oliveira 






Nenhum comentário:

Postar um comentário