De conservar o folclore
Todos tem obrigação
Para que nunca descore
A popular tradição...
PATATIVA DO ASSARÉ
Devemos marchar para o progresso, no entanto, conservando o folclore.
Relendo ABC DO folclore do Mestre querido imortal Filgueira Sampaio, vejo que um cearense não esquece as tradições.
A Associação Cearense de Folclore é a enseada acolhedora onde devem cair todas as águas da fidelidade cultural do Ceará. Guarda o Povo, sinônimo da eternidade. (Luís da Câmara Cascudo)
... Mas uma coisa o progresso não pode mudar porque está na alma do povo - é a tradição. O povo não perde este patrimônio de costumes e sabedoria tradicionais, transmitindo oralmente através dos séculos e que se chama folclore. Jamais desaparecerão os nossos hábitos populares, as nossas mais belas e caras tradições.
Oremos pela ignorância dos que imaginam que a máquina, que o desenvolvimento industrial, que o modernismo e os novos tempos sufocarão os costumes seculares.
Tal não acontecerá. As tradições populares , o folclore - que é o saber espontâneo, hábitos mantidos e manejados pela mentalidade do homem, não morrem, não desaparecem. Apenas se modificam ou fazem surgir outras variantes dos povos.
Nos folguedos e festas tradicionais no Ceará o Menino Jesus é bem lembrado no Natal.
LAPINHAS
Nas casas onde não é possível armar um presépio , costuma - se fazer uma lapinha.
A lapinha é o presépio do pobre. É feita num recanto da sala principal.
Diz a tradição popular que quem não puder fazer um presépio deve ao menos, fazer uma lapinha para ser abençoado durante o ano inteiro.
FELIZ NATAL E ABENÇOADO 2021
Maria Adalzira de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário