INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sábado, 31 de outubro de 2020

MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS

 

Chegou o Natal – a época mais linda de todas; a data mais encantada e colorida. Desejo a todos uma celebração mágica e 

Chegou o Natal – a época mais linda de todas; a data mais encantada e colorida. Desejo a todos uma celebração mágica e abençoada pelo Senhor. Deus preparou mais um Natal repleto de amor e paz para todos nós.

Vamos aproveitar com muita alegria e intensidade esta data tão marcante e cheia de simbolismo. É que a mensagem do Natal é a de salvação e esperança. Feliz Natal!abençoada pelo Senhor. Deus preparou mais um Natal repleto de amor e paz para todos nós.

Vamos aproveitar com muita alegria e intensidade esta data tão marcante e cheia de simbolismo. É que a mensagem do Natal é a de salvação e esperança. Feliz Natal!



 O  Ceará possui muitas manifestações folclóricas. Da capital ao interior os folguedos aparecem e o povo em festa respeita  o espetáculo folclórico e assim vai conservando e passando de geração a geração.


                                                    PASTORIL

  

Do LIVRO DE: IVAN REGIS DE A. FROTA

Este folguedo teve origem nas encenações dos dramas litúrgicos da Natividade. Representa a visita dos pastores ao  menino Jesus no dia do Natal. Foi introduzido no Brasil pelos Jesuítas, que o utilizaram na época como meio de catequese dos indígenas.

No entanto,  no decorrer do tempo foi perdendo um pouco de seu caráter sacro, adquirindo alguns aspectos profanos.

A apresentação do pastoril  desenvolve - se através de uma sucessão de episódios ou atos denominados jornadas, todas alusivas ao dia de Natal.

Inicia - se com o Anjo anunciando a Maria sua sagrada concepção. Após o aviso da Estrela guia, dando conta do nascimento de Jesus, as pastoras apresentam - se cantando e dançando com pandeiros nas mãos, divididas em dois grupos dispostos em filas paralelas. Uma das alas é denominada de cordão azul e a outra de cordão encarnado,  cores estas votivas de Jesus e Maria.

As evoluções das pastoras obedecem ao comando da guia Diana e das figuras da  da Mestra e contra - mestra integrantes dos grupos.

Na  sucessão das jornadas aparecem também como personagens a Borboleta, As Ciganas, o Zabumba, entre outros...

O cordão azul e o encarnado procuram cada  qual destacar - se  mais que o outro, estabelecendo uma rivalidade que é transferida a platéia provocando sua adesão a um dos partidos.

O Pastoril ainda é apresentado com relativa frequência durante o periodo natalino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário