INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

FOLCLORE É A TRADIÇÃO MANTIDA PELO POVO

 




             MISSA DO GALO


É um dito criado pelo povo, é uma expressão folclórica.

Desde o alvorecer do cristianismo que se festeja no mundo católico a festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Foi o Papa Júlio I que no ano 376 fixou a data de 25 de dezembro para as comemorações do Natal.

Cem anos mais tarde outro Papa reinante permitiu que os sacerdotes celebrassem  três missas neste dia. A primeira missa que é a meia noite , veio a ser chamada popularmente Missa  do Galo. Isso porque segundo a crença popular,  quando Jesus nasceu, o galo do céu  cantou e o galo da Terra, que estava sobre a manjedoura, também cantou: Cristo nasceu!...O boi que estava atento, perguntou com o seu mugido: 

-Aonde? Um carneiro branco e inocente respondeu: -Em Belém.

Um capote teria dito: - tão fraco, tão fraco, tão fraco.

Certo peru que fazia roda gritou numa blasfêmia: - Degola, degola, degola.

Fazia frio e a vaca e o jumento começaram a bafejar sobre o Menino para aquecê -lo

Todos ficaram abençoados. Menos o peru e o burro. O  peru disse a  blasfêmia e o burro comeu o capim do estábulo.

(Do  Livro A B C do folclore - Filgueira Sampaio)

O Natal conta a história da família mais importante do mundo, a família que serve de exemplo de amor e união para toda humanidade. Por isso, o Natal é tempo de família, é tempo de compartilhar os nossos momentos com aquelas pessoas que são responsáveis pela nossa vida e pela nossa existência.

No Natal não há maior presente do que a presença daqueles que amamos e que são caros para nós. Não há nada mais importante do que estar entre os nossos familiares.

Natal é tempo de perdoar, de amar e de receber a bênção de Deus, o nosso grande Pai. É tempo de se deixar guiar pelas luzes divinas e ser conduzido para o caminho do bem, da paz e da felicidade. Deixe o espírito do Natal entrar em sua vida. O Natal é amor, o Natal é família!

Internet : Mundo das mensagens

Maria Adalzira de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário