INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

HOMENAGEM AO MEU PAI - POR: JOÃO ÁLCIOMO VIANA LIMA. HISTORIADOR COM MESTRADO EM EDUCAÇÃO E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE



O PROFESSOR  JOÃO ÁLCIOMO VIANA É HISTORIADOR, COM MESTRADO EM EDUCAÇÃO, PROFESSOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE. OBRIGADA PELO CARINHO PROFESSOR ÁLCIOMO, O SEU NOME NA UECE É TAMBÉM UM NOME FORTE, UMA BANDEIRA DE GLÓRIA!



O “Seu” Guerreiro é, sem dúvidas, uma grande referência para a história de Aiuaba, haja vista as dimensões apresentadas por sua trajetória de vida.




Felizmente, as instituições universitárias presentes no Sertão dos Inhamuns estão, com o recurso metodológico da história oral, reconstituindo a sua saga, que, por conseguinte, vem repercutindo na reconstituição da memória de Aiuaba, dos Inhamuns e Centro-Sul do Ceará.


Em torno da figura do “Seu” Guerreiro, está a grande importância que representou a função de carteiro, no interior do Nordeste, até a década de 1970, quando os correios e as emissoras de rádio ainda eram os principais veículos de comunicação. Agregado a esse valor sociocultural, o carteiro de décadas passadas era via de regra um “viajante” que enfrentava a carência de meios de transporte e a precariedade das estradas, uma espécie de banco postal e homem de coragem e de confiança das autoridades.

Mas, para além da importância de sua profissão, a história de “Seu” Guerreiro traz outras nuances que precisam ser consideradas, sob uma leitura sociológica e política. Como negro, ele conseguiu se afirmar como pessoa importante e respeitada pela elite local – algo incomum na época. Como testemunha de um período marcado por mandonismos locais que agregavam aspectos como milícias particulares e a bravura e a valentia como símbolo da masculinidade, “Seu” Guerreiro, aos 96 anos, é um arquivo vivo de nosso Sertão. Todavia, a bravura incorporada por ele foi utilizada como instrumento de defesa contra os preconceitos e as barreiras impostas em seus caminhos. Essencialmente, sempre foi um homem pacato e trabalhador.

Muitas outras questões podem ser suscitadas a partir de “Seu” Guerreiro, como as questões de gênero, a agricultura no Semi árido, a educação formal e a boemia, que ele a referencia em torno do “Pavão Dourado”, antigo e famoso meretrício de Aiuaba, que, também, precisa ser reconstituído do ponto de vista histórico.


* Historiador, com mestrado em educação e professor da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Leia também:
Carteiro viajante é referência no sertão cearense


Nenhum comentário:

Postar um comentário