INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

III FESTIVAL INTERNACIONAL DO FOLCLORE EM FORTALEZA CEARÁ



Dragão do Mar de Arte e Cultura como palco principal, porém outros espaços e equipamentos culturais receberão também essa Mostra
De 20 a 23 de novembro, o Instituto União de Arte Educação e Culturas Populares, com a promoção da Encena Produções, recebe em Fortaleza 18 grupos de tradições e cultura popular de vários estados do Brasil e da Colômbia para a terceira edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará, que já é um dos maiores do Norte-Nordeste, abrindo a programação no dia 20 com a realização de um seminário e apresentação artística em comemoração ao dia da Consciência Negra.

A programação acontece de forma itinerante tendo o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura como palco principal, porém outros espaços e equipamentos culturais receberão também essa Mostra Artística, como: Mercado dos Pinhões, Cagece, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Centro Cultural Bom Jardim, Teatro Carlos Câmara, Colégio AgnusNorth Shopping Fortaleza, Via Sul Shopping, North Shopping Jóquei, Cuca Mondubim, Asilo Casa de Nazaré e projetos sociais.  Além de apresentações, o festival propicia aos artistas do Ceará oficinas e vivências, aula espetáculo e encontros de formação.
O Festival busca contribuir para o intercâmbio e disseminação dos saberes e fazeres culturais entre os povos fortalecendo a cultura popular, simbolizada pela integração e qualidade artística dos grupos presentes ao evento. Trata-se de um evento que trabalha formação, capacitação e entretenimento com oficinas, vivência, seminário, intercâmbio, aula-show e apresentações de Danças Populares envolvendo Grupos Folclóricos de Projeção Nacionais e Internacionais.
Um dos destaques é o grupo colombiano Corporación Dancística Matices – (Medellín), além das atrações já confirmadas de Pernambuco, Pará e Mato Grosso e 14 grupos cearenses sendo 12 de Fortaleza e dois do interior do Ceará, Senador Pompeu e Umari. Aguardamos a confirmação da Bolívia e do Rio Grande do Sul.
Sobre o projeto
O Festival Internacional de Folclore do Ceará já recebeu mais 1.400 artistas e 44 grupos de projeção até sua 2ª edição, recebendo inclusive o reconhecimento como um dos maiores encontros das tradições folclóricas do País.  Em 2012 o festival cumpriu o anseio de grupos e público, que queriam muito um evento dessa expressão. Em 2013 ampliou a programação, passou pelo crivo de folcloristas, pesquisadores, jornalistas e críticos, fixou-se no calendário oficial e torna o Ceará como um grande palco da cultura popular brasileira que vem sendo procurado pelos grupos internacionais e nacionais.
A organização do Festival Internacional de Folclore do Ceará, em sua 3ª edição, homenageia: LourdesMacena (professora, folclorista e pesquisadora da cultura popular); Lyrysse Porto de Araújo (pioneira e incentivadora dos grupos de danças de idosos, ex-diretora do Teatro São José e do Museu do Maracatu Cearense) e Francisco Silva de Freitas (in memorian) (professor, folclorista e pesquisador da cultura popular), além do Grupo Parafolclórico Terra da Luz.
Sobre as atrações
Os grupos convidados apresentam uma diversidade de ritmos e danças: maracatu, ciranda, lundu, siriri, carimbó, boi, curussê, coco, são gonçalo, dança do congo, baião, xote, xaxado, puxada de rede, caninha verde, cumbia, pasillovueltas antioqueñas, merengue campesino, fandango, abozaojaleosanjuanero, bambuco e porro chocano.
Grupos confirmados:
Nordeste: Xaxado Cabras de Lampião – PE
Norte: Grupo Muiraquitã – PA
Centro Oeste: Flor Ribeirinha - MT
Etnias/Internacionais: Corporación Dancística Matices – Antioquia – Medelin –Colômbia.
Regionais CE: Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão – Senador Pompeu, Grupo Parafolclórico Terra da Luz, Grupo Miraira - IFCE, Grupo Maria Bonita – Umari, Grupo de Dança Tablado, Grupo Tradições Cearenses, Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, Grupo Oré Anacã – UFC, Txai Cia de Danças Populares, Maracatu Az de Ouro e Quadrilha Paixão Nordestina.
Obs.: Bolívia e Rio Grande do Sul (a confirmar)
Apoiadores Institucionais: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Secretaria das Cidades, Secultfor, Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore, Associação dos Produtores e Empreendedores Culturais do Estado do Ceará, Associação Txai Cultura e Arte, Fundação Santa Terezinha.
Parceiros: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Centro Cultural Bom Jardim, Cuca Mondubim, Teatro Carlos Câmara, Cagece, 23ºBC.
O Apoio/Patrocínio: North Shopping Fortaleza, Via Sul Shopping, North Shopping Jóquei, Santa Clara, Ernanitur, Rede Agnus,  Apoena Ecopark, Sistema Verdes Mares
Apoio Cultural: Esse projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Ceará Lei n° 13.811 de 16 de agosto de 2006 (Via financiamento Mecenato Estadual) através da Telemar Norte Leste S/A (Oi)iii

Nenhum comentário:

Postar um comentário