INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

10 DE FEVEREIRO DIA DO ATLETA

Andar,correr, sorrir, lançar algum objeto ou arma foram movimentos que surgiram espontâneos e necessários para a sobrevivência do homem e da mulher. A esses movimentos estão subordinados as diversas modalidades esportivas, quer se desenvolvam em recintos fechados ou em campo, ao ar livre.

A importância do atletismo e do seu maior protagonista, o atleta, é realçada pelos dois dias reservados à sua comemoração: 10 de fevereiro e 9 de outubro.

O atletismo tem sua raiz no vocábulo

história de todos os povos, desde as datas mais remotas, encontramos relatos de jogos, de competições esportivas. Não obstante, foi na Grécia onde se desenvolveu de maneira extraordinária a prática esportiva, tanto individual como coletivamente.

Os gregos davam tanta importância as competições esportivas, que até as guerras eram interrompidas para permitir sua realização.Entre os jogos panelênicos, os mais importantes foram os Jogos Olimpicos, que se realizaram pela primeira vez em 776 a. C. As provas, em que podiam concorrer só atletas de origem grega, duravam sete dias. Os jogos eram realizados de quatro em quatro anos na cidade de Olimpia, em honra ao deus Zéus (Júpiter). O s vencedores recebiam uma coroa de louro, mas na volta à sua cidade natal recebiam outras honrarias e até dinheiro. A data dos primeiros jogos foi o inicio de uma nova era, a era das olimpiadas.

Os romanos conquistadores da Grécia apreciavam mais a arte macial, as lutas dos gladiadores em seus famosos anfiteatros, como o Coliseu de Roma, e as corridas das bigas nos estádios do que as competições esportivas dos gregos.

Os Jogos Olimpicos foram suprimidos em 394, pelo Imperador romano Teodósio. Por iniciativa do barão Pierre de Coubertin, os Jogos Olimpicos ressurgiram em 1896, e a primeira cidade- sede foi Atenas. Foi o inicio das Olimpiadas Modernas, onde milhares de atletas de todos os países procuram destacar-se nas diversas competições, individualmente ou em equipe, tendo sempre presente o lema: "o Essencial não é vencer, mas competir com lealdade, cavalheirismo e valor". O Comitê Olimpico Internacional (COI), com sede na Suiça, além de escolher a cidade que irá sediar os jogos de quatro em quatro anos, fixa as regras e o tipo de disputa dos torneios. A bandeira olimpica, formada por cinco argolas entrelaçadas e coloridas, representa a união de todos os povos por meio do esporte. A chama olímpica , após ser acesa em Olímpia (Grécia), é levada por atletas de diversos países até o local das competições e só é apagada no encerramento dos jogos.

A primeira participação do Brasil nos Jogos Olimpicos foi em 1920.

Todavia, o Brasil vem se destacando no atletismo mundial, e especialmente nas Olimpiadas, desde a conquista da medalha de ouro no salto triplo por Ademar Ferreira da Silva, em 1952 e 1956.

Todo atleta merece o nosso respeito pela sua dedicação, pelo seu sacrificio no treinamento, na busca da perfeição e na superação de suas marcas e recordes.

O romano Juvenal já afirmava que" Mens sana in corpore sano" (Mente sã em corpo são). De fato, é com a prática da educação fisica e do esporte que se molda o corpo e o espirito.

Crescem cada vez mais em número as modalidades e as qualidades das competições esportivas nacionais e internacionais, que são realizadas em todos os países e continentes, envolvendo crianças, jovens e anciãos de todas as idades e sexo, numa confraternização universal.

Mesmo sabendo que o espirito que o espirito de amadorismo vem sendo gradualmente substituido pelo profissionalismo, o esporte é o meio mais eficaz para promover a união e a paz mundial.

-------------------------------------------------

Mário Basacchi

Edições Paulinas 3ª edição- 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário