INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 22 de abril de 2012

HINO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL - HINOS E CANÇÕES, FILGUEIRAS SAMPAIO


BRASIL SUBLIME INSPIRAÇÃO
DE PEDRO ÁLVARES CABRAL
BRASIL TU ÉS A CRIAÇÃO
A MARAVILHA SEM IGUAL
ABENÇOADAS CARAVELAS
QUE DEUS LANÇOU EM ALTO MAR
LIGEIRAS NAUS E BRANCAS VELAS
Ó MEU BRASIL VÃO  ENCONTRAR.
                        CORO
Ó MEU BRASIL TERRA ADORADA
DE SANTA CRUZ ABENÇOADA
OH MINHA PÁTRIA ESTREMECIDA
EU TE CONSAGRO A MINHA VIDA

PARTIU A ESQUADRA COMANDADA
PELO ALMIRANTE PORTUGUÊS
COM A BANDEIRA DESFRALDA
SULCANDO O MAR COM ALTIVEZ
E NUM FORMOSO E CLARO DIA
DO RADIANTE MÊS DE ABRIL
FOI DESCOBERTO Ó QUE ALEGRIA
A LINDA TERRA DO BRASIL.

OH MEU BRASIL TERRA DE FLORES
DE VERDE MAR E CÉU DE ANIL
DE LINDAS AVES MULTICORES
ÉS UM VERGEL PRIMAVERIL
BRASIL TU ÉS A VIVA CHAMMA
QUE NOS ENCANTA E NOS SEDUZ
A MENTE INSPIRA A ALMA INFLAMA
RAIO DE SOL BRILHANTE E LUZ



24 comentários:

  1. Minha querida Maria Adalzira, fiquei muito alegre quando li a letra do Hino do Descobrimento do Brasil. Emocionei-me bastante, pois recordei com lágrimas nos olhos meus tempos de estudante na Zona Rural,quando nossa professora MARIA FRANCISCA DE ALMEIDA, todas às segundas feiras, era obrigatoriedade, ficarmos formados em fileiras paralelas, com a mão direita no peito esquerdo reverenciando o descobrimento do nosso BRASIL, pelo o eminente Pedro Álvares Cabral mesmo sabendo que hoje há controvérsia sobre o fato. ( Palavras de minha tia CHIQUINHA PIRES)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia minha querida e amada colega, estou emocionada com o teu comentário tão autêntico, eu também sinto saudades de tudo e de todos, obrigada por participar do meu blog, és uma Educadora SENSACIONAL! Grande e saudoso abraço

    ResponderExcluir
  3. Minha colega, gostaria de saber se existe gravação deste hino. Agradecida, Francisca Pires.

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA FRANCISQUINHA, O QUE SEI É QUE A ESCOLA MARIA TEREZA EM SANTA HELENA- MARANHÃO PUBLICOU ESTE LINDO HINO. DE REPENTE, VOCÊ ENCONTRA EM YOUTUBE OU VIDEO NA INTERNET - NO SITE EDUCAÇÃO NOTRE DAME A GENTE ENCONTRA MUITAS COISAS IMPORTANTES REFERENTE A HINOS PÁTRIOS. ONDE VOCÊ ESTÁ MORANDO? QUE SAUDADES DE VOCÊ! GRANDE ABRAÇO, ESTOU MORANDO EM CANOAS-RS, MAS, SEMPRE VOU AO QUERIDO CEARÁ.

    ResponderExcluir
  5. Olá Profª Maria Adalzira de Oliveira,

    Conheço um Hino ao Descobrimento do Brasil diferente. Caso queira vê-lo:

    http://felipechaves.com/hino-ao-descobrimento-do-brasil/

    ResponderExcluir
  6. Conheço este hino desde criança, pra mim este é o original.

    ResponderExcluir
  7. Conheço este hino desde criança, pra mim este é o original.

    ResponderExcluir
  8. Faltou saber sobre o autor. Eu havia esquecido a terceira estrofe, só lembrei quando vi. Sei cantar este hino. Fazia muito tempo que o procurava. Grata.

    ResponderExcluir
  9. Procurei durante muitos anos, esse hino. Ele marcou a minha infància. Cantávamos na escola todas as segundas-friras. Era muito emocionante. Tempos lindos, explêndidos.

    ResponderExcluir
  10. Procurei durante muitos anos, esse hino. Ele marcou a minha infància. Cantávamos na escola todas as segundas-friras. Era muito emocionante. Tempos lindos, explêndidos.

    ResponderExcluir
  11. conheço também o hino, cantei na escola primária.
    Porém não consigo encontrar os autores
    da música e letra. Nem tão pouco a partitura

    ResponderExcluir
  12. Conheço este hino e muitos outros desde o tempo da escola no Colégio estadual Joaquim Magalhães em Itapipoca - Ce. O nosso saudoso professor Silva Novo sempre pedia pra nós pesquisarmos e na aula seguinte todas aprendíamos a letra e melodia. Tempos bons. Diferente de hoje que os estudantes não sabem nem cantar o hino Nacional .

    ResponderExcluir
  13. Me lembrei da minha infância na década de 60 quando fazia o primario na escola rural de Betânia Itapipoca quando a professora Alzira marques ao término da aula nos colocava em fila e cantava com nosco este hino que nunca esqueci.a que saudade.

    ResponderExcluir
  14. Angelica Maria da Silva - Salvador-Ba. 14 de fevereiro de 2019. Sr. Felipe Chaves, gostaria de conhecer a outra versão do hino do descobrimento. Cresci ouvindo minha mãe cantando esse hino. Ela aprendeu com uma professora de Amargosa, mais ou menos aos 12 anos, em 1926.

    ResponderExcluir
  15. Porque que ñ existe esse hino,já procurei no YouTube e ñ acho,minha querida mãe cantava esse hino,ele ñ pode morrer!!

    ResponderExcluir
  16. D++!!! Amei!!!
    Lembranças maravilhosas da minha Profa. Eulina.... em Santiago do Iguape-BA. Lembro dos alunos enfileirados no pátio do prédio escolar; tudo muito organizado!!
    Saudades!
    Canto sempre todos os hinos da época!!
    Amei!!
    Muitas bênçãos

    ResponderExcluir
  17. Conheço a letra deste hino, desde minha infância e conheço a musica!

    ResponderExcluir
  18. Conheço a letra deste hino, desde minha infância e conheço a musica!

    ResponderExcluir
  19. Cantei este hino BELÍSSIMO com meus pais. Pena que a juventude de hoje desconhece está letra e outros hinos dedicados ao descobrimento do Brasil

    ResponderExcluir
  20. Brios de Sol, brilhante luz em outra versão queria saber o autor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando criança, no colégio primário, tínhamos por obrigação a cantar 3 hinos, DESCOBRIMENTO DO BRASIL, HINO A BANDEIRA E POR ÚLTIMO O HINO NACIONAL. No ano de 1955. MUITA SAUDADE

      Excluir
  21. Bom dia! Este hino é de grande recordação para mim também. Gosto de cantá-lo ainda hoje! Amei ver a letra porque não recordava todo. Obrigada

    ResponderExcluir