INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

terça-feira, 7 de maio de 2013

AS DOZE PEDRAS DO PEITORAL DO JUÍZO PR. FRANCISCO ANTONIO DE SOUZA FILHO

"E serão aquelas pedras pedras segundo os nomes  dos filhos de Israel,  doze segundo os seus nomes: srão esculpidas como selos, cada uma com o seu nome para as doze tribos" - Êxodo 28.21.



Cada um dos patriarcas tinha o seu nome gravado á maneira de selos sobre uma pedra preciosa e na ordem do seu nascimento e cada uma delas indicava uma qualidade de caráter que bem simbolizava verdades espirituais para os crentes e para a igreja.
A ordem das pedras com o respectivo nome e significado era o seguinte;

1-SÁRDIO OU RUBI -  Trazia o nome de Rubem. era vermelha e simbolizava o fato de que sem derramamento de sangue e sem aceitação da mensagem não podia haver remissão de pecados. Isto é postulado fundamental  da Bíblia.

2-TOPÁZIO- Pedra amarela que trazia o nome de Simeão e nos ensina que as revelações de Deus são eternas na sua duração e divinas na sua essência

3-CARBÚNCULO- OU MAIS PROPRIAMENTE ESMERALDA, com o nome de Levi, indicando que o domínio do Senhor é para todo o sempre e é a fonte de bênçãos presentes e eternas.

4-ESMERALDA - mais propriamente Granada, pois a palavra era usada para várias pedras vermelhas brilhantes. Trazia gravado o nome de Judá e significava que só nós podemos aproximar de Deus e adorá-lo pela eficácia do sangue remidor.

5-SAFIRA- Pedra clara fiscante e muit bela. Trazia o nome de Dam e simbolizava o trono do juízo que não tem nada que empane o seu brilho. Fala do governo de Deus que é claro e perfeitamente compreendido pelo cristão.

6-DIAMANTE-Não era o diamante de nossos dias, pois o diamante era desconhecido dos judeus naquela época e eles não tinham meios de gravar qualquer coisa  em pedra tão dura. Sua  tradução mas provável é Alabrasto. Trazia o nome Naphtali. Sua extraordinária e rara lapidação tornava-o  mais atraente. Um simbolo do servo de Deus que possue dons especiais e os aplica no reino e seus interesses.

7-JACINTO- ou provavelmente OPALA,Tendo gravado o nome de Gad. O companheirismo envolve tão belos atributos  atitudes que as cores luminosas da OPALA bem o representam.

8-ÁGATA - Bela nas suas estrias brancas, vermelhas e verdes. Trazia o nome de AZER e simbolizava o amor fraternal que é branco pelo seu caráter, verde porque é eterno e vermelho porque é fiel até em face da morte.

9-AMETISTA- Esta bela pedra azul trazia o nome deIssacar e significava que em cada sociedade é necessário que haja verdadeira felicidade e devotamento fiel.Os amigos e companheiros precisam conhecer o significado destes dois nobres vocábulos: devotamento e fidelidade.

10-  BERILO- Trazia o nome de Zebulon. Eraa pedra mais dura que os antigos conheciam e deque se utilizavam para instrumentos de corte. Dizia simbolicamente que a camaradagem verdadeira é sólida e não desaponta ninguém.

11-ÔNIX - ou seja a pedra cornelina belamente  rajada de preto e branco e de castanho e branco e trazia o nome de José porque a liderança é variada em seu caráter e diversas em suas expressões. José é precioso padrão de liderança. Sua hstória,  seus feitos e sua vida o atestam á sociedade.

12-JASPE-  Trazia o nome de Benjamim - Ben Yamim ou seja filho dos dias e significava que somos eternamente herdeiros de Deus e iremos provar, em perfeita  bem-aventurança, as b~ençãos dessa eliz relação com ele.
Pedras do peitoral do Juízo, colocadas sobre o coração de Arão simbolizando o amor, cuidado e intercessão e tipificando os cristãos que são hoje objeto do amor do cuidado e da intercessão de Jesus, o mediador divino, que nesta frase simples, nesta afirmativa sublime, definiu a sua  gloriosa posição medianeira antítopo  que é a de Aarão:
"Eu sou o caminho; a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim".

BIBLIOGRAFIA: A BÍBLIA (AMPLIADO DO LIVRO: TIPOLOGIA E SIMBOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO)  REVISTA VIDA CRISTÃ - 1990

3 comentários:

  1. Fiquei surpreso e curioso em ver o artigo de meu saudoso avô, Rev. Souza Filho, publicado em seu blog. Este artigo havia sido extraviado na década de 80, pouco antes de sua morte. Por mera curiosidade : Como a Sra. obteve acesso à ele ?

    grato,

    Rev. Márcio P. Millan de Souza

    ResponderExcluir
  2. Fiquei surpreso e curioso em ver o artigo de meu saudoso avô, Rev. Souza Filho, publicado em seu blog. Este artigo havia sido extraviado na década de 80, pouco antes de sua morte. Por mera curiosidade : Como a Sra. obteve acesso à ele ?

    grato,

    Rev. Márcio P. Millan de Souza

    email: marciomillan@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rev. P. Millan de Souza, quanto ao artigo: Fui assinante da Revista VIDA CRISTÃ DAS UNIÕES AUXILIADORAS FEMININAS - CONGREGAGACIONAIS DO BRASIL NA DÉCADA DE 9O. Daí tenho em mãos preciosa revista: JANEIRO/ FEVEREIRO/MARÇO- 9O ( PÁGINAS 20 E 21 ) Parabéns pelo carinho que conservas ao saudoso avô, fraternalmente.

    ResponderExcluir