INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sábado, 26 de novembro de 2011

BUMBA- MEU – BOI


BUMBA- MEU – BOI
A  origem do Bumba- meu- boi é bastante diversificada. Alguns  afirmam ter surgido no ciclo do couro, na área campestre. É um espetáculo folclórico exibido como bailado popular dramático formado em cortejo.
         No enredo o personagem principal é o boi. Feito com panos coloridos, num arcabouço de madeira, que caiba uma pessoa recurvada dentro, capaz de fazer movimentos coreográficos.
         O Bumba -meu- boi  é sempre apresentado no período junino. No desfile de personagens, o boi, é o primeiro que entra guiado pelos vaqueiros. Estes muitas vezes vêm com máscaras, preferindo não serem reconhecidos durante a apresentação. Entram cantando:
                   Meu boi bonito - ê bumba
                   Chegue pra frente- ê bumba
                   Faz continência - ê bumba
                   Afaste este povo - ê bumba
                   Faça meia lua - ê  bumba
                   Faça lua intera - ê bumba
                   Fique quietinho -ê bumba
         Após esta música onde o boi dança, dá chifrada e depois se acalma, vai entrando os outros personagens. Cada um tem o seu significado. Ex. O índio,  Jaraguá,  Burrinha,  Sr. Anastácio,  Caipora, Babau,etc
                            Canto
O INDIO É LINDO, ELE É DANÇARINO, ELE ENTROU NA RODA, PRA DANÇAR SOZINHO, SOZINHO EU NÃO DANÇO E NEM HEI DE DANÇAR , HEI DE ENCONTRAR ALGUÉM PARA SER O MEU PAR.
Coro: Dança  dança  meu benzinho...
         Os vaqueiros cantam apresentando na roda um a um das figuras mencionadas Depois que o boi é tido por morto os vaqueiros cantam.
         O meu boi morreu/ Que será de nós/ Vamos buscar outro maninho/ Lá no Arneiróz.
         O meu boi morreu /O que será de ti/ Vamos buscar outro maninho/ Lá no Piauí.
         O meu boi morreu/ O que será de mim/ Mando buscar outro maninho/  Em Quixeramobim.
Obs. Pode ser acrescentados outros nomes de cidades e outros tipos de doenças como: um mal na pá (em Quixadá0.
Um mal no pé (em Canindé ou no Assaré)
         Após o canto dos vaqueiros, um dos tais sugere dividir o boi, ou seja as partes do boi para o povo da comunidade. Todos concordam e começa a cantilena.
A partilha do boi deve ser repartido com os nomes das pessoas presentes ao evento.
Ex. O PÉ PARA O ZÉ/ A MÃO PARA O JOÃO/ O PATIM PARA O JOAQUIM/ O PEITO PARA O PREFEITO/ A RABADA  PRA RAPAZIADA.
A parte do boi deve rimar com o nome da pessoa. Ex.
                            Nosso boi chegou
                            Lá do estrangeiro
                            E o coração
                            É pra seu Guerreiro.
Depois do boi ressuscitado, tradicionalmente com um clister, representado por um menino que é empurrado a força no trazeiro do boi (É bom antes combinar e ficar em sigilo)  Logo que o boi se levanta todos gritam: O BOI RESSUSCITOU!!!
         É dançado um lindo bailado em ritmo animado, enaltecendo o nome das autoridades, agradecendo aos apoiadores do evento, ao povoem geral, numa espécie de despedida.
         PODE SER ADAPTADO
Os personagens do espetáculo giram em torno do boi
                   MÚSICA FOLCLÓRICA
Abra a roda / Vamos vadear/ Cavalheiro troque dama/ Cada par em seu lugar
O nosso Bumba- meu boi/ Tradição deste lugar/ É um dos nossos folguedos/  Vamos todos conservar.
O povo de Aiuaba/  Vamos homenagear/ E o nosso Bumba- meu- boi/
Vamos sempre apresentar.
Respeitamos  toda gente/Da nossa sociedade/ Saudamos com alegria/ As nossas autoridades
O povo de nossa Terra/ Tem bastante educação
E conservam este boi/ Como uma tradição.

O BOI LEVANTA- OS VAQUEIROS O CONDUZ CANTANDO E OS PERSONAGENS (FIGURAS) EM FORMA DE DESFILE O ACOMPANHAM RESPONDENDO  O REFRÃO DA CANÇÃO.
         Meu boi bonito - ê bumba
         Vamos embora- ê bumba
         Se despede da platéia - ê bumba
         Dar nos vaqueiros – ê bumba
         Dança bonito - ê bumba
         Faça meia lua - ê bumba
         Faça a lua inteira - ê bumba
         Adeus minha gente -ê bumba
         Até o próximo ano - ê bumba
         Se vivo eu for - ê bumba
         Adeus criançada - ê bumba
         Vamos com saudades- ê bumba
         Fiquem com Deus – ê bumba
         E muito obrigado – ê bumba.
        



        

                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário