INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 20 de novembro de 2011

FOLCLORE

Folclore é uma palavra de origem inglesa que significa: conhecimento popular. O Folclore  é o estudo do povo que vai passando de pais para filhos, de geração , para geração.

Minha mãe era uma defensora do folclore brasileiro, foi com ela que desde criança aprendi inúmeras atividades da sabedoria popular, como: par lendas, lendas, músicas, mitos, cantigas de rodas, outras cantigas, fábulas, adivinhas, costurar, provérbios, cestaria,  flores, pregões, xingamentos, gestos, crendices, contos,  crenças, superstições, provérbios,  simpatias, danças, tabus,  pregões,  dramas, medicina caseira, benzeduras, orações, romances, desafios, jogos, trovas, fazer,rendas, bordados, comidas, bebidas, histórias de mostrengos, da cuca, da mula- sem cabeça, do bicho papão, do congarion, Vicente fino,  Eu caio, botija e  outras engraçadas que o povo conta como a do Homem Amarelo.
                            O HOMEM AMARELO
Muito longe daqui numa praia bonita tinha um porto, ali morava um homem  pescador que parecia ser amado por todos  da comunidade, Acontece que o pescador adoeceu e ficou bem amarelo, daí todos passaram a chamá-lo de amarelo.
Certo dia um navio ancorou ali e um marinheiro viu o homem amarelo e sabendo que aquela doença tinha cura  convidou o amarelo para fazer um tratamento de saúde em outro pais. O amarelo aceitou o convite na esperança de ficar bom, no entanto chorou porque ia deixar a família etc.
Foi motivado por todos e embarcou com muita fé em Deus do milagre que iria acontecer na sua vida.
Depois de alguns dias de viagem subitamente o navio tombou. Que susto!
O marinheiro bem aflito já sabia do mistério e falou: Este animal marinho é um horror! Ele  provoca naufrágios porque só se contenta com carne humana.  E agora? Ah, é melhor jogar este homem amarelo  para ele e a gente continuar a viagem. O amarelo ficou apavorado, enquanto decidiam isto o navio tombou outra vez e um tripulante avistando a cabeça do peixe jogou uma cadeira e o animal desapareceu. Seguiram a viagem, outra vez o navio tombou, um dos passageiros sugeriu jogar um porco que ia no porão do navio, assim o animal se contentava, assim foram no porão do navio e jogaram um porco e um cacho de banana. A viagem ia muito bem, agora o navio tombou  fortemente, houve muitos gritos e muita aflição, coitado do homem amarelo  não teve jeito foi jogado no mar. Todos acharam que chegariam ao fim da viagem na paz. De repente, outro tombo horrível, muitos avistaram a cabeça do animal. O marinheiro pegou uma arma e atirou, acertou o tiro, o animal não veio mais perturbar.
Chegaram ao fim da jornada, ancoraram e tiveram uma grande surpresa, pois outro pescador  encontrou o animal morto e quando abriu ali estava o HOMEM AMARELO SENTADO NA CADEIRA, COMENDO BANANA E JOGANDO AS CASCAS PARA O PORCO. A gente ria pra valer...kkkkkkkkkkk


Nenhum comentário:

Postar um comentário