INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Histórico Francisco Rafael Pereira

Francisco Rafael Pereira nascido em Aiuaba- CE no dia 17 de outubro de 1927, filho de José Rafael de Oliveira e de Raimunda Eudóxia  Pereira de Oliveira (Doxinha), transformou o seu sonho em realidade trilhou caminhos difíceis buscando com coragem o progresso, venceu pela força da fé, do trabalho e da dignidade.
         Residente no Rio de Janeiro desde 1946, carioca por opção. É colunista, escritor, poeta, cronista, conferencista, historiador, cidadão critico e reflexivo.
         Casou- se com um jovem de família ilustre de Minas Gerais, uma admirável esposa que representa muitas bênçãos na vida do autor. Não tiveram filhos, no entanto, tiveram um casamento um casamento estabelecido por Deus que com a sua infinita graça construíram um lar realmente feliz. De coração para coração viveram em união 52 anos. Ela já está na eternidade, ele permanece viúvo .É autor de vários livros, possui inúmeras crônicas e artigos publicados em revistas  e jornais tanto aqui no Brasil como no exterior. Uma antologia importante muito significativa, um repertório inconfundível do popular ao erudito.
         Está de parabéns este nobre aiuabense, grande e eloqüente escritor que fala 5 idiomas.Nos seus primorosos sonetos ele faz de Aiuaba uma Terra feita de poesias.
         Como cearense forte, honesto, patriota e conservador de suas raízes culturais em março de 2008 visitou o seu Torrão natal. A presença
 do notável poeta inspirou a Equipe de Organização  de Eventos Sociais e Culturais da Ação  Social da Prefeitura Municipal de Aiuaba, realizar o I Recital Literário de Aiuaba- CE, recepcionando o conterrâneo e reconhecendo a valiosa colaboração cultural desenvolvida por ele na década de 1950, recebendo uma placa comemorativa “Nós vos saudamos e agradecemos tanto desvelo referente as atividades culturais desenvolvidas na década de 1950 em Aiuaba- CE, nossa Terra querida  sempre amada  por poetas e cantores”. Ele agradeceu a recepção calorosa  e deu o maior show cantando em francês: ELEGIE DE MASSINET.
         Diante de uma análise das homenagens tributadas de honra ao mérito, condecorações pelos relevantes serviços prestados a marinha e  a aeronáutica no Rio de Janeiro sendo merecidamente reconhecido é importante ressaltar que recebeu em Aiuaba em solenidade da Câmara  Municipal com as autoridades competentes presente o Diploma de ICONE DO SÉCULO XX. Distinção outorgada  por aquela casa por decisão soberana dos vereadores. Realmente ele é iluminado e merece todo carinho do nosso povo aiuabense.
                         Canoas, 04 de abril de 2011
                   Maria  Adalzira de Oliveira



         Canoas, 31 de março de 20011
         Maria  Adalzira de  Oliveira
                                Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário