INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 20 de novembro de 2011

Fábula – A Cigarra e a Formiga

Era uma vez uma Formiga, que morava em um belo bosque. Todos  os dias, ela acordava bem cedo para buscar folhinhas, as quais serviram de alimento durante o inverno. Quando seguia seu percurso, ela sempre encontrava uma cigarra que passava os dias a cantar, alegre e despreocupada.

A Cigarra não entendia o motivo de todo aquele esforço da Formiga e, freqüentemente, perguntava:
Eu  hein?  Por que você carrega anãs folhinhas até parece que o mundo vai acabar!
          A Formiga muito paciente, respondia: Estou estocando comida. Em breve, o inverno chegará e não quero ficar sem alimento!
         E a Cigarra retrucava,
         Inverno? Essa não! Ainda falta muito tempo para ele chegar. Eu prefiro ficar aqui cantando e aproveitando o Sol.
         Quando o inverno estiver realmente próximo, vou procurar alguma coisinha  para comer.
         A Formiga não lhe dava ouvidos e continuava o seu trabalho.
         Então o inverno chegou. A Formiga que havia trabalhado bastante, reunir muita comida para enfrentar o período da escassez. Mas logo nos primeiros dias de frio, ela ouviu batidas na sua porta -
Toc,! Toc! Toc!
         A Formiga atendeu a porta e,  surpresa viu a Cigarra, que  dizia está com frio e com fome.
         Por favor deixe3-me entrar – pediu a Cigarra, quase congelando-  o inverno chegou e eu não guardei comida.
         Tudo bem, pode ficar aqui comigo,  pois tenho alimento para nós duas. Além disso, as suas músicas tornaram o meu trabalho mais alegre – Respondeu a Formiga.
         A Cigarra chorou de emoção. Sabia que havia errado e, mesmo assim foi acolhida  pela gentil Formiga que não guardou rancor das suas brincadeiras.
         Daquele dia em diante, a Cigarra entendeu que o trabalho deve sempre vir antes do lazer e, co a sua amiga Formiga aprendeu a dividir melhor o seu tempo e a ser mais amável.
         Moral da história: O trabalho finalizado deixa o coração sereno e, assim a diversão é ainda maior. Aquele que divide o que tem contribui para fazer do mundo um lugar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário