INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

RAINHA DO LAR - Otília P. L. Funerich



QUISERA, MÃE QUERIDA,
PODER PINTAR EM AQUARELA
A SUA IMAGEM SUAVE.
MINHA MÃEZINHA TÃO BELA!

A PAISAGEM SERIA A BONDADE
DE SUA ALMA MEIGA E PURA
O COLORIDO, O CARINHO
DE SUA CARÍCIA E CANDURA.

A MOLDURA SERIA A CORAGEM
QUE VOCÊ SEMPRE MOSTROU
AMPARANDO O FILHO AMADO
A QUEM VOCÊ TANTO AMOU!

MAS, TUDO QUE A DESCREVESSE
SERIA POUCO, MÃEZINHA
PARA MOSTRAR A SUA ALMA
E SUA ALTIVEZ DE RAINHA!

5 comentários:

  1. Olá!
    Me chamo Zilda sou pedagoga, pós graduada em EJA e atualmente curso uma segunda graduação em história, leciono em São Paulo, onde moro há 30 anos. Em uma reunião de HPTC eu tinha que responder quais minhas lembranças de leitura de infância, curioso é que a única leitura que eu tenho lembrança e do poema Rainha do lar, o qual eu decorei no meu segundo ou terceiro ano e nunca o esqueci, eu estudava em uma escola em Picos / PI isso foi por volta de 1983, eu não lembrava autor, mas tive a curiosidade de procurar e fiquei muito feliz em encontrá-lo nesse portal e poder responder na minha reunião com propriedade. Infelizmente não consegui mais informações sobre a autora.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Meu nome é Juliana, moro no interior de São Paulo e quando estava no pré sem saber ler e escrever a professora tia Nilza passou essa parte:

    A PAISAGEM SERIA A BONDADE
    DE SUA ALMA MEIGA E PURA
    O COLORIDO, O CARINHO
    DE SUA CARÍCIA E CANDURA

    Para eu decorar e falar no dia da Mães, nunca mais esqueci.

    Muito obrigada por postar aqui

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Juliana. Que lindo você conservar boas lembranças e felizes recordações. Parabéns! Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  4. Para mim é algo surreal: minha Mãe sempre foi tudo para mim. Meu pai usou Ela, teve mal intensão: iludiu e enganou!! Ela viveu totalmente fora da emoçao e da graça da maternidade. Dia a dia muito dificil, ambiente insaluvel e mesmo assim convivi c/ esse poema preso a minha alma. Sempre recito quase todo, ela gosta, mas não compreende o sentido verdadeiro. "Pois ela não se conhece até hj, com 84 anos! Obrigada a autora por mim honrar com esse profundo manifesto de 💘 e fidelidade.

    ResponderExcluir