INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sábado, 17 de dezembro de 2011

A IDADE DE OURO



                                                                 Sl 92.12-14
                                   O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.
                                   Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.
                                   Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor.


          Alguém perguntou para alguém: "O envelhecer te assusta?" A resposta foi : "não, o que me assusta é não envelhecer."
          "O Projeto vivência em relação à terceira idde foi lançado em 1990. Em 1991, foi elaborada a Política  Nacional do Idoso em 1993, houve encontros dos conselhos estaduais de idosos, para aperfeiçoamento das diretrizes desta politica. Em 4 de janeiro de 1994,o Presidente Itamar Franco sancionou o Decreto - Lei do Idoso, nº 8.842."
          Saber envelhecer com alegria é graça de Deus. Envelhecer não significa esmorecer. Quem tem passado tem futuro. Muitos idosos não tem expectativas para o futuro e isto finda gerando problemas. O idoso tem sabedoria e condições de criar  e executar projetos. É lamentável ouvir as queixas de quem vive mais das recordações do que da esperança. Isto é desagradável em qualquer fase da vida.
          Geralmente nós envelhecemos da maneira como vivemos. Gosto de ver as pessoas de um modo bem objetivo. Quando vejo algum idoso mal humorado pergunto aos seus acompanhantes como aquela pessoa era quando jovem, a resposta é sempre a mesma, sempre teve gênio terrivel, ranzinza, rabugenta... Então, quem na juventude tem uma alma bela como o arco-iris, cheia de luz, amor e cores, com certeza na velhice ainda vai dar frutos cheios de seiva e de verdor como diz o salmista.
          Filipenses 3.13-14 diz: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana  vocação de Deus e em Cristo Jesus..
          envelhecer não é desmoronar, envelhecer é acompanhar a evolução. É ser jovem da terceira idade, viver de bem com a vida, não perder a auto-estima e nem se sentir inútil no contexto da sociedade.
          Concordo com os que dizem que a vida começa aos 60 anos.
          Devemos envelhecer com dignidade, de uma forma confortável, aceitando as transformações, finalmenteo saber envelhecer é uma arte.
          Certa vez li  e guardei na mente o grande exemplode uma mulher que aos 65 anos deixou a universidade para ser conselheira principal da velhice. Nessa mesma  fase aprendeu a datilografar. Aos 77 anos foi habilitada para dirigir veículos, aos 88 anos subiu ao Amazonas   de barco , e, junto a outros assistentes de 60 anos empreenderam a exploração de uma fazenda de 25 hectares. Aos 100anos,  pintava lindos quadros , morreu aos 101 anos quando organizava uma exposição. Deixou, portanto, este grande exemplo de vida bem vivida.
          Mesmo na terceira idade, devemos marchar , avançar para o progresso. Agir pela inteligência que nos é concedida pelo Espírito Santo. O cérebro parece não sentir que os anos passam . Na verdade "a carne é fraca, mas o espirito é forte."
          É bom saber que no livro de Isaias  46.3-4 está escrito que o Senhor cuidou , cuida e cuidará de nós.. Mesmo quando chegares á idade avançada  e já estiveres de cabelos brancos."

                                                        FELIZ IDADE
             O fato de estar vivo é uma bênção
            Além do mais com saúde e felicidade
            Esta sim,  é a Idade de Ouro
            E podemos chamá-la de Feliz Idade

           Para envelhecer melhor vamos em frente
           Os geriatras vão nos orientar
           Confiar em Deus é o essencial
            Suas ricas promessas não vão falhar

            Como um breve pensamento é a nossa vida
            Um século de existência nem todos alcançamos
            "Ensina-nos a contar os nossos dias"
            Tudo passa rapidamente e nós voamos

            Que possamos florescer nos átrios de Deus
            Como a palmeira do Líbano e com amor
            Assim poderemos na velhice
            Dar frutos cheios de seiva e de verdor.

                                                               Texto do livro: Sobre nós, Mulheres
                                                                           Autora: Maria Adalzira de Oliveira
          
          
      .



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário