INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

LENDAS BRASILEIRAS - FOLCLORE

               É comum em todas as Regiões  Brasileiras o povo desenvolver  a imaginação procurando resolver os segredos da Natureza para compreender as dificuldades diante da vida conhecendo bem mais o folclore, costumes e cultura de um povo e sabendo a sua história é bem mais fácil solucionar os problemas que surgem no dia- a- dia e assim valorizar o conhecimento das gerações passasadas.
                Uma lenda não é uma mentira, nem tão pouco uma verdade. É uma história fantástica  com parte de frutos da imagininação transmitida pela tradição popular.

                 No legendário brasileiro as lendas estão divididas  por Regiões, dai vemos a origem, quadro com informações complementares, variações etc.

                  A  Matinta - Perêra
                 Misteriosa criatura, ora pássaro, ora gente que vive nas matas.É muito comum  nos Estados da Região Norte, é bem conhecida  no pais inteiro.

                   Romãozinho
                   É  lenda do Centro Oeste  falade um menino que era a maldade em pessoa. Era tão ruim que cometeu falso testemunho  contra a própria mãe, então foi amaldiçoado...

                  O Papa Figo
                  Persongem bastante popular no Nordeste , tem uma doença , cuja cura é o fígado de crianças . . Por isso dá presente  ás crianças para atrai-las.

                   O Negrinho do Pastoreio
                    Bem  popular no Sul do país. É a história de um pequeno escravo que se torna um mártir.

                    Saci- Pererê
                    Negrinho de uma perna só, com um gorro vermelho na cabeça, gosta de fumar cachimbo e assobiar. Sua distração é assombrar os viajantes solitários  da região Sudeste.


                                        BEM CONHECIDAS EM TODAS AS REGIÕES  DO BRASIL
                      A Cobra Grande, Açaí,  Boi tatá, Guaraná, Peixe- boi,  Pirarucu,  Vitória Régia,  Cabeça de Cuia, Umbu , Cuca,  Lobisomem, Negro D'agua, Onça de mão-  torta, Caipora, Gralha azul,  Anhangá,  Vaqueiro misterioso,  Bicho homem,  Mãe de ouro,  Pai do mato,  Arranca linguas, Iara e outras....



                
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário