INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 4 de dezembro de 2011

SAUDADES!



Muitas saudades de meu  pai, minha mãe, meus irmãos, parentes, amigos, da escola, dos conterrâneos, e contemporâneos
  com quem brincava quando criança após fazer o chamado dever de casa. Sentava a mesa  à luz de lamparina, não tinha luz elétrica Usava o caderno de caligrafia, fazia desenhos aprimorados, mapas coloridos, muitas vezes cartas sem destino conforme a orientação da mestra. Os exercícios eram enormes.
         Lembro-me de um grande exercício gramatical  recapitulando: Predicado Verbal, Predicado Nominal, Verbo Transitivo Direto e Indireto, Verbo Intransitivo, Verbo de Ligação...  Tamanha rememoração para uma prova de português no dia seguinte. Prova naquele tempo a gente falava:  EXAME.  Nesse exame cairia também , fazer uma descrição,  composição, narração ou interpretação de texto. Questões de análise morfológica, analisando minuciosamente as palavras das frases, como: substantivo, artigo, adjetivo, numeral,classificação quanto ao número de silabas, acento tônico etc . Ex, palhaço- trissílabo, paroxítono, substantivo comum, simples, concreto, primitivo Como também a nota era : GRAU. Fazendo hoje a minha auto avaliação vejo que naquela época fui  boa aluna. Por várias vezes fui classificada em 1º lugar e obtive inúmeras vezes grau 11 e   grau 12.
        A aprovação era com classificação em ordem , ex.1º, 2º, 3º lugar e assim por diante.
         Conforme a média  na aprovação final vinha uma observação: Aprovado simplesmente, aprovado plenamente, aprovado com distinção, aprovado com distinção e louvor.
Digamos:  Grau 10 - distinção, grau 11 e 12 - distinção e louvor.

         Em matemática  (antiga aritmética)
         Os exercício eram  enormes com frações ordinárias e decimais, problemas, propriedades, conversão de frações com o 1º, 2º,e 3º caso, dizima periódica, geratriz de uma dizima periódica, sistema métrico decimal, decomposição, tábua de números primos, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum .
As operações fundamentais com exercícios do vocabulário matemático, prova real, prova dos noves, operações de  multiplicação e divisão com 5 algarismos.
A gente se sentia vaidosa em dizer, já sei efetuar conta de dividir por 5 letras.
         Não posso esquecer de mencionar  aqueles problemas difíceis de trens que se encontravam.
         Era  muito legal fazer  as chamadas  “contas de tarefas” para os amigos de meu pai. Eles queriam saber o tamanho da roça, davam as dimensões dos 4 lados (norte, sul, nascente e poente) eu não tinha dúvida , sabia de cor e salteado o quadro dos valores das medidas agrárias  e desdobrava a   medição dos campos, ou seja o tamanho da roça... Meu pai achava o máximo!!!

                                      Geografia
         Gostava muito de estudar geografia e como sempre tive facilidade para fixar  conteúdos, sempre participava das gincanas. 
Hoje ninguém escuta esta expressão da escola antiga “ dar o ponto” Significa: Dizer o texto todo de cor. (decorado)
         Gostava muito de estudar o Universo, os Astros, as Constelações,  o Sol, a Lua,  sentia prazer em aprender as Formas da terra, os Movimentos,  as Linhas, , Círculos, Zonas, Pontos Cardeais ,Orientação etc.
         Certo dia teve um exame pesado de geografia. Eu estava preparada, o assunto era:, Relevo clima, hidrografia, vegetação, população, distribuição e características, governo, regiões...
         Este exame foi maravilhoso! Obtive: Grau 12.
         Fiquei bem motivada para estudar o próximo assunto que era: As  partes do Mundo. Continentes e  Oceanos, América, Europa,  África, Ásia, Oceania  e o Continente  Antártico.

                                      História do Brasil
         Também apreciava História, era do meu interesse saber desde o descobrimento da América, indígenas,  capitanias os primeiros governadores, holandeses, franceses, bandeirantes, inconfidência mineira,  chegada da família real, regências,  independência,  segundo reinado, guerra do Paraguai, abolição dos escravos, proclamação da República, governos republicanos...
         Quando vou ao Rio de Janeiro, contemplo tudo  naqueles museus históricos, jardim botânico, quinta da boa vista recordo a história dos franceses na fundação da cidade e passeando pelo corredor cultural sem nenhuma dúvida  parece que estou assistindo uma aula de História do Brasil  ao vivo e a cores ali  na Cidade Maravilhosa.
         Sinto bastante saudades de tudo e de todos!
        
         O ócio era sempre saudável, dentro dos costumes populares daquela época.
         As noites de luar eram muito divertidas, as cantigas de rodas eram encantadoras, muitas dramatizadas , como: A La Condessa, Onde está a Margarida., A  rica e a pobre, Terezinha de Jesus, A barca virou, O cravo e a rosa e outras do folclore infantil, que surgiram a muito tempo, ninguém sabe quem as criou.


         As par lendas são muito interessantes e variam muito de régio para região.
         Hoje é domingo - pede cachimbo
         Sol e chuva - casamento da viúva
         Um dois- feijão com arroz ...

         Nos banhos de açudes, apostar em quem tinha maior fôlego.
         O melhor nadador
         A galinha d’água...

         As brincadeiras como: Camaleão olhe o rabo dele
         Esconde, esconde
         Passar o anel...

         Ouvir ler as literaturas de cordel, muitas vezes cantadas
         As façanhas de Lampião
         Coco Verde e Melancia
         A morte de Getúlio Vargas
        
         As cantorias de viola

A linguagem do pê
Os  trava - línguas
Histórias de mostrengos

História de botijas
Pular cordas...

Tudo isto contribuiu para que eu tivesse uma infância saudável e feliz.


        
        
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário