INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FECLI- PEDAGOGAS- 1982- Por: Maria Adalzira de Oliveira

Sou da 1ª Turma da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu- Pedagogas 1982. Turma  Pe. Geraldo Vieira da Silva.
         O Padre Geraldo foi meu colega  no Colégio Municipal, no Adauto Bezerra e na Faculdade meu professor de Sociologia da Educação. Em suas aulas , falava muito da injustiça social. Aprendi com ele que o homem não faz justiça com violência. As  pessoas devem lutar pela justiça para conseguir amor e paz no mundo. Caminhando através da justiça estamos indo ao encontro com Deus e que segundo Paulo Freire , a meta dos oprimidos não é chegar a ser opressores, mas a ser profundamente humanos. Educação para a justiça é integrar o saber a cultura. Por isso, educação e justiça é  ser e viver , é testemunhar o Cristo.
         Em uma  de suas aulas nos deu a música Cidadão, foi linda aquela mensagem e no NEF estava a Terceira Lâmina de Zé Ramalho. Faleceu  bem próximo a  Colação de Grau deixando saudades e o testemunho de simplicidade e humildade de um professor.  
         Falar na Faculdade é lembrar o Diretor Dr. José Ériton Barros Costa, com o seu dinamismo, cooperação e integração. Na parte  administrativa merece destaque  o trabalho  da professora Maria Socorro Assunção, Secretária. Também a dedicação dos funcionários : Joaquim, Magdalena, Theonila, Francisca Lourenço (Tiquinha) e Zélia Pinheiro.
         Convém lembrar os professores : Cândido Neto,  Célia Galvão,  Socorro Bezerra,  Lúcia Pinheiro,  Fernando Barroso, Valy, Dr. Édson Luiz,  Jaime Alencar,  Misia Campos e a minha querida e grande amiga  Liduína  Duarte  dos Reis.
         A Liduína  é uma educadora de coragem magnífica. Seu testemunho de trabalho  é presença com disponibilidade total e doação  sem limite.
         Minha Turma  (Supervisão Escolar) era formada de 38 alunos, pessoas maravilhosas! Que bom trabalhar em equipe com  D. Alda Moreira, Francisca Roque, Fábia, Heliane Rolim,  Zeneide e Elza Maria.
         A FECLI era uma alegria, juntava as três turmas: Administração, Supervisão e Inspeção, era uma grande animação. Colegas de outros municípios, vizinhos, como: Acopiara, Cedro,  Icó, Jaguaribe, Jucás, Mombaça e Várzea Alegre.
         Um das  coisas que guardei na memória foi á Aula da Saudade proferida pelo professor Dr. Édson Luiz  Cavalcante de Gouvêa, dia 17/ 12/82 ás 19.00 horas e no dia 19/12/82 ás 21.00 horas no Auditório do Colégio São José a Colação de Grau. Foi grande a minha emoção na hora do juramento.
         “Prometo que ao exercer a arte de educar, mostrar-me-ei fiel aos princípios  da honestidade e da cultura. Recebendo  alunos e corpos  em formação, penetrarei  nos seus corações como o artista cinzelador do bem, da Caridade, da ciência e do amor.”

                                     Texto do Livro : Uma história que vai tocar ao coração de muita gente.
                             Autora: Maria Adalzira de Oliveira
        
        
          
F

Nenhum comentário:

Postar um comentário