INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PROFESSORA PÓS GRADUADA, MESTRADA EM ESTUDOS CULTURAIS DA EDUCAÇÃO- Maria Adalzira de Oliveira

Afastada oficialmente por Tempo de serviço aguardando aposentadoria, residente e domiciliada na cidade de Canoas –RS, Em 1999  recebi um oficio da Secretaria de Educação do Ceará- SEDUC, comunicando  que eu deveria retornar á sala de aula para completar um Tempo de serviço pendente, isto pelo fato de ter sido averbado tempo municipal paralelo ao estadual.
Tudo bem, combinei com a minha família e embarquei  para o Ceará.
         Reassumi a minha função de professora do Ensino Médio na Escola Adauto Bezerra em Iguatu- CE. O período que faltava era mais de um ano, resolvi a plenificar a minha Faculdade de Pedagogia na Universidade Vale do Acaraú - UVA e em seguida fiz uma pós graduação , Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental  e Médio.
         Dizem que “Deus escreve certo pelas linhas tortas”.
Foi uma grande bênção na minha vida. A minha carga horária era reduzida por Tempo de serviço e também por minha idade. Tinha tempo suficiente de fazer os meus trabalhos universitários obtendo sempre rendimentos satisfatórios na aprendizagem,
         Tive a honra de ser convidada para paraninfa da minha Turma no ano 2000 quando concluímos o Curso de Pedagogia Plena.  O nome da Turma era Paulo Freire. Uma grande homenagem e muito raro acontecer em Curso Superior.
         Agradeço ao Mestre dos mestres tamanho privilégio e aos meus queridos colegas que reconheceram  a minha dedicação me espelhando sempre na Pedagogia do Divino Mestre.
Ao completar o Tempo de serviço pendente e a pós – graduação já citada retornei ao Rio Grande do Sul, com a consciência do dever cumprido e ainda   pós graduada e especialista em Educação.
         Conversando com uma colega da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA,  fui convidada para ministrar oficinas  no Laboratório de Aprendizagem do Curso de Pedagogia. Tinha várias temáticas:  optei por: Folclore brasileiro.
         Motivada por todos os colegas que na maioria eram Mestrados/ Doutorados, tentei fazer os critérios seletivos  para Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS e na 2ª tentativa fui aprovada em Estudos Culturais da Educação. Fiz o Mestrado e sempre  convidada para ministrar oficinas ,cursos , substituir professores no Curso de Pedagogia da ULBRA.
         Tenho a alegria de dizer que adquiri mais conhecimentos e credibilidade na área de Educação. Como tinha disponibilidade suficiente fiz um Bacharelado  em Teologia, este foi muito bom,  Aproveitei várias disciplinas do Curso de Pedagogia  e terminei mais rápido.
         Gosto muito de escrever, já publiquei 3 livros, tenho 2 editados em fase de publicação.
Agora me divirto bastante e me edifico com o meu blog.
Minha grande alegria  é contar a minha história praticando  a palavra escrita.
Sempre concordei  com os que dizem que uma boa escritora é a que sabe tocar ao coração dos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário