INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PROFESSORA INICIANTE- Maria Adalzira de Oliveira

          Em 1961 fui contratada pela Prefeitura Municipal de Aiuaba para lecionar  no Grupo Escolar Aiuaba nas séries iniciais (antigo curso primário.)
          Hoje agradeço a Deus por aquela oportunidade maravilhosa que tive de trabalhar com as crianças da minha Terra Natal.
          Em1967 Aiuaba pertencia  a Superintendência de Ensino do Crato-CE. o Governo do Estado no uso de suas atribuíções legais criou um curso pelo PNE- Plano Nacional de Educação junto ao DESAP- Departamento de Seleção e Aperfeiçoamento Pessoal. CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGENTES DE CLASSE.  Havia uma prova seletiva e quem fosse selecionado iria fazer um longo estágio em regime de internato na sede do Crato- Ceará. Eu e mais 3 colegas de Aiuaba fomos selecionadas, fizemos o estágio, um curso com inúmeras candidatas de outros municipios vizinhos altamente organizado por técnicos da educação, uma espécie de normal relâmpago e  assim iniciei minha vida profissional como  funcionária da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.  Era Monitora, depois: Regente de classe, depois  passei para o quadro de professora efetiva. Dai melhoraria de nível conforme  o curricculo e foi aí que combinei com o meu esposo  para mudarmos para a cidade de Iguatu - Ceará.  Ali eu poderia  concluir um curso superior e mais tarde os nossos filhos. 
          Mudamos  pra Iguatu em dezembro de 1975. Fomos muito abençoados por Deus nesta mudança para Iguatu.  Fui remanejada para DERE- Delegacia Estadual de Educação e no inicio de 1976 transferida oficialmente pra ESCOLA AMÉLIA FIGUEIREDO DE LAVOR  que estava iniciando.  Tenho muito prazer de registrar que sou da fundação daquela grande escola que por muitos anos foi chamada  a Sala de visita das escolas de Iguatu. Era administrada por D. Benildes Mendonça, um baluarte na história da educação do Ceará, um nome forte, uma bandeira de glória!
          Hoje a Escola Amélia Figueiredo de Iguatu é uma  gabaritada Escola Estadual  Profissional  que proporciona aos alunos Curso Técnico de qualidade.
          Trabalhei na Escola Amélia Figueiredo de Lavor 9 anos, lecionando Educação Artística no Ensino  Fundamental. Como dominava com muita facilidade Educação Musical fui contrada pelo Municipio para lecionar  a citada disciplina no CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL PADRE JANUÁRIO CAMPOS - O CONCEITUADÍSSIMO E INESQUECÍVEL COLÉGIO MUNICIPAL DE IGUATU.
           Trabalhando nestas duas escolas queridas me renovava a cada dia  desenvolvendo o meu talento.
          Foi fundada a FECLI-Faculdade de Ciências e Letras de Iguatu. Fiz vestibular, passei e tenho a alegria em dizer que sou da primeira Turma  de Pedagogia de Curta duração desta  nobre entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário