INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

GUERREIRO,DEFENSOR DO FOLCLORE-Por:Maria Adalzira de Oliveira

          Raimundo Santiago de Oliveira (Guerreiro), é um grande amigo do Folclore
Lembro-me de quando foi criado um Grupo folclórico em  minha Terra Natal Aiuaba  - Ceará e um dos locais para as reuniões era na minha casa paterna. O Grupo tinha aproximadamente 15 integrantes.   Não posso esquecer aquela alegria  no dia do encontro. Minha mãe preparava com muito carinho aquele bolo típico chamado  "Chapéu de Couro", ou alvíssimas tapiocas para servir aos componentes. Eram pessoas da vila , naqueele tempo ainda chamado Bebedouro.
          Sinto saudades  do meu tio João Guerreiro, irmão de meu pai, era um dos "caretas" que vigiava a 5ª  do Judas na Semana Santa, outros eram parentes , amigos e alguns compadres do meu pai, como: Zé Tonico, Zé Maria, Zé Biana, Zé Nazário... Refletindo o que ouvia naquele grupo   guardo na mente e no coração o apoio que o meu pai dava valorizando as brincadeiras, defendendo as tradições dos antepassados, enfatizando a sua cultura. .
          Meu pai sugeria que a meta do grupo fosse  preservar os costumes, despertando sentimento e respeito a Arte Popular e aos que defendem o folclore através das manifestações artísticas.
          
           PARABÉNS MEU PAI QUERIDO!
           O DIA 08 DE OUTUBRO VEM AÍ
           100 ANOS  DE IDADE
           GLÓRIA A JESUS!
           CONTINUE DEFENDENDO O FOLCLORE BRASILEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário