INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 1 de janeiro de 2012

NO DIA DA TERCEIRA IDADE

Sento-me diante do espelho para me aprontar, e por longos instantes olho aquele rosto que olha de volta para mim.
Já não é um rosto liso  como era em tempos passados. A pele é flácida e cansada. Os olhos já perderam o brilho juvenil. As tensões da vida deixaram linhas em todo o rosto. A quantidade de cabelos brancos me espanta . É um rosto de idosa . Não gosto deste rosto que me contempla placidamente. Então digo a ele: como o tempo passa depressa...  você já viveu tanto.. Olho mais de perto este rosto; estou mesmo cansada. Cansada de trabalhar, de lutar , de correr, de servir!
Cansada? Será? De viver? Isto não?  Claro que não! Mas de dores, sim. Dor na coluna, dores nas pernas, dores nos pés. Dorzinha  aqui, dorzinha ali. Como acumulei dores nestes anos que passaram. Acumulei desapontamentos, desilusões, tristezas,  um monte de bagagem que tolhe a minha liberdade. Volto ao espelho,. Este rosto já enfrentou anos de sol e de chuva. Experiências tristes e alegres. Dias maus e muitos dias bons. De repente o rosto sorri. As rugas quase desaparecem e os olhos voltam a brilhar Dou risadas com vontade. Risada alegre e feliz. Como você é tola. Tola e ingrata. É verdade que você teve desilusões e tristezas, mas teve mais, muito mais, saúde par trabalhar, coragem e força para vencer. Desfrutou do amor, enfrentou lutas, mas encontrou soluções; sofreu tristezas e solidão, mas recebeu carinho e amor. Enfim, enfrentou a vida com todos  os problemas que ela traz.
Sorria rosto que olha no espelho, sorria. Agradeça ao seu Senhor os anos de vida que você tem. Recorda as horas felizes, os prazeres, os dias alegres da mocidade, o olhar carinhoso do seu escolhido, o rostinho corado das crianças, o apoio das pessoas amigas e o amor insondável de Deus. Quantas bênçãos nestes anos todos. E muitas coisas boas inda estão por vir.
Há trabalhos para fazer, oportunidades para servir, coisas novas para aprender e sempre haverá gente, muita gente precisando do seu amor. Portanto sorria! E entregue o seu caminho ao Senhor. E verá o quanto ele fará por você nos anos que estão por vir.
Comece a aproveitar desde agora, com alegria, o nosso dia da terceira idade. Pois quando os amigos vão ao nosso lado nada importa, porque a amizade nunca, nunca envelhece.

                                               Adaptação de um artigo da Voz Missionária de 1973 - por Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário