INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PROFESSORA VETERANA- Maria Adalzira de Oliveira

 Trabalhei com 16 classes de Educação Artística no Amélia Figueiredo de Lavor e no Colégio Municipal de Iguatu. Gostava imensamente destas duas escolas, as aulas musicais, as danças folclóricas, as peças teatrais... são quadros que jamais vou esquecer, tudo permanece com muito carinho na minha mente e no meu coração.
         No final de cada bimestre no 2º horário os alunos daquele turno eram colocados no galpão da escola e ali cada classe fazia a sua apresentação artística e cultural, na maioria das vezes os números especiais eram alusivos as datas  comemorativas cívicas  e sociais do calendário escolar. Ex. Hinos, poesias, jograis, dramatizações,históricos das datas, danças etc.
         Executando estas atividades nos colégios já citados e cursando a Faculdade de Pedagogia antes de concluir a mesma  ganhei outro contrato do Estado, este era para lecionar  no 2º Grau  no Curso Pedagógico da Escola de 1º e 2º Graus Gov. Adauto Bezerra em Iguatu- Ceará.  Fiquei com Fundamentos das disciplinas e logo mais muito bem orientada por supervisoras competentes  passei a lecionar, Metodologia e depois Didática que é verdadeiramente a ARTE DE ENSINAR.
         Abracei aquela Escola com toda força do meu coração, da minha alma e do meu entendimento. Não tenho dúvidas de que aquele Ministério  que me foi confiado pelo Senhor Jesus Cristo verdadeiro pedagogo da humanidade  surtiu grande efeito na minha vida preparando os alunos do antigo Curso Normal, Magistério, Pedagógico, para trabalharem com crianças.
         Trabalhei 18 anos  na Escola Adauto Bezerra de Iguatu- Ceará. Minha carga horária do 1º Contrato do Estado foi reduzida por Tempo de serviço,  complementava ás 10 h. semanais na Escola de 1º Grau Carlota Távora bem próximo a minha residência,  acompanhava o Recreio, conversava e brincava com as crianças. Um verdadeiro lazer!!!
         Logo me aposentei oficialmente por Tempo de serviço estadual e municipal do 1º Contrato. Fiz minha opção no Curso de Pedagogia  por Supervisão Escolar.
         Fui convidada para lecionar as mesmas disciplinas que lecionava no Adauto Bezerra no Colégio São José de Iguatu. Um Educandário famoso dirigido pelas filhas de Santa Tereza que professam sua crença  na Educação como fonte de transformação social.  Funcionava do Jardim da Infância ao 3º Ano do 2º Grau.
         Adquiri bastante experiência e aprendi bastante. Recordo as duas Escolas Reunidas no auditório do Colégio São José na Semana Pedagógica. Uma programação especial bem elaborada. Todos os dias palestras e após as mesmas, lindíssimas apresentações de números artísticos culturais.No encerramento vinha até ônibus de outras cidades vizinhas onde tinha curso pedagógico, lotados com professores e alunos da Escola Normal . Um encontro sensacional,  SEMANA DA NORMALISTA !!!
         Quase todos os professores do Colégio Adauto Bezerra eram professores também do Colégio São José, ali cantávamos  com muito entusiasmo o HINO DO PROFESSOR (Antonio Gondim)

         Quando povo nas trevas se cansa
         De sozinho levar sua cruz
Só em ti ele encontra esperança
Só em ti ele vai buscar luz

                CORO
Professor imortal paladino
Quem te pode na vida olvidar
Teu destino é sagrado é divino
Ensinar, ensinar, ensinar

Num trabalho contínuo e sem pausa
Pra ao menos sonhar ou dormir
Tu te entregas a mais nobre causa
De forjar o presente e o porvir

Não te abate a tarefa mais rude
Nem tão pouco a injustiça malsã
Se ao teu lado tens a juventude
A  pedir-te o futuro amanhã.

Lembro-me que uma peça que estava programada para ser apresentada, por motivo superior,  faltaram dois integrantes Que susto! A  professora Liduína Reis que era coordenadora do evento chamou-me e combinamos  rapidamente para apresentar um número  referente a peça que teria de ser apresentada. Como sempre tive facilidade para compor, junto a querida  e eficiente  colega pegamos uma música que estava em sucesso intitulada Meu Papagaio e fizemos esta  bela adaptação que surtiu muito efeito  agradando  a todos. VEJA:
          O Pedagógico é bacana até demais
Daí a disciplina de Metodologia
Nos preparando para a Arte de ensinar
Queremos prosseguir e fazer Pedagogia
                            CORO
Estamos alegres, queremos lecionar
As nossas crianças
Com amor iremos formar
Vamos alfabetizar, vamos alfabetizar!

O professor tem que ser idealista
Tem que ter Didática para saber transmitir
Vai explicando para que todos entendam
Depois do seu recado é que pode exigir

Um requisito que é fundamental
O mestre deve ser bem alegre e sorridente
Se não possui esta tal capacidade
Não pode tornar sua aula atraente

E cada ofício apresenta seu segredo
Temos que ter jeito para nossa profissão
Pra educar tem que haver integração
Só pode haver sucesso onde existe vocação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário