INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

GUERREIRO, CONSERVANDO O FOLCLORE- Por: Maria Adalzira de Oliveira

          Raimundo Santiago de Oliveira, meu pai querido. Chegava das viagens de Iguatu xAiuaba com a guia das malas postais, após fazer a entrega das malas nos Correios e Telégrafos , fazia a entrega de cartas e encomendas aos destinatários.
          Neste tempo não tinha a cadeira confortável do papai como é hoje, porém tinha a espreguiçadeira (preguiçosa), muito bonita , de lona listrada, que ele armava a mesma na calçada e descansava da longa viagem feita á cavalo.
          Tinha um Livro de Sonhos e as pessoas faziam fila na calçada para ele decifrar os sonhos de cada um com base no Livro que nunca falhava.
          Tinha também seus Almaques como: Almanaque do Pensamento e o de João Ferreira Lima . O povo vinha saber quando ia chover, se iria haver inverno etc. Ele respondia tudo conforme as previsões nos  Almaques. Na maioria das vezes cincidia, dai o povo acreditava. .
          Nunca cobrou nada  por suas consultas, graças a Deus  tinha o seu bom salário Federal e também era Industrial, tinha uma CASA DE FAZER FARINHA  NA SERRA DOS BOIS (Serra Cheirosa).
           Com inteligência e dignidade desempenhava muito bem as suas funções com decência e ordem. A viagem dos Correios eram 3 dias. O restante dos dias da semana eram livres para a familia e a Agricultura
          Ele estava e ainda está sempre pronto para servir. Ainda hoje gosta de sentar numa cadeira de balanço á sombra de uma árvore frondosa em sua  larga calçada na Rua Santo Antonio, 208 na cidade de Aiuaba- Ceará., atendendo a muitas mães que chegam com crianças doentes pra ele ungir com ramos verdes.  Uns ele diz: é quebranto, outros: mau olhado ou assustado, coisas do nosso folclore.
          Seu Guerreiro é um reservatório da cultura popular, guarda muitas coisas antigas em relação as origens e os costumes do povo da nossa Terra. Afirmo com segurança que o resultado da união da cultura do indio,  do europeu e do africano surgiu o folclore aiuabense com raízes de artistas  no cenário da literatura e da música. Realmente a aplicação dos dons artisticos no desenvolvimento das ciências se manifestam na poesia , nas canções, enfim no conjunto das tradições dos nossos antepassados e na memória  social destacando a sua cultura.

          PARABÉNS PAPAI PELOS SEUS 100 ANOS DE VIDA QUE ESTÁ SE APROXIMANDO E POR ESTE CORAÇÃO PATRIOTA, COMO UM ARMAZÉM , UM DEPÓSITO REPLETO DE BOAS LEMBRANÇAS FOLCLÓRICAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário