INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sábado, 14 de janeiro de 2012

GUERREIRO, CULTURA E FOLCLORE- Por: Maria Adalzira de Oliveira




Meu pai gosta de dizer que Cultura e Folclore andam sempre de braços dados nas tradições populares
     Na literatura popular enaltece a importância da rima emparelhada, alterada, misturada, oposta, pobre, rica, rara, preciosa, versos brancos, livres, soltos etc.
     Porém, para o poeta popular o melhor auxiliar é ter o ouvido bem educado.
     Ressalta que gosta muito de cantadores de violas- desafios e jamais esquecerá  o iluminado Cego Aderaldo.

     Sempre fala nas serenatas, um concerto musical de noite e ao ar livre.   Os trovadores existem desde o período medieval.
     O poeta apaixonado canta em frente a casa da amada expressando fantasia ou modinha do Século XX da MPB- Música Popular Brasileira.

     Lembra dos espetáculos do Bumba- meu- boi e até ficava vaidoso quando cantavam na partilha do Boi a seguinte  música:
“Nosso boi amigo
 Veio do estrangeiro
 E o coração
 É pra seu Guerreiro”.

     Ele faz comentário das festas populares e fala das mudanças, como da Missa do Galo, da Lapinha, Pastoris e afirma que o Natal é a maior festa da cristandade, foram os jesuítas que catequizavam os índios através das jornadas alusivas ao Natal. Acrescenta que era muito bonito os Cordões Azul e Encarnado, cada um com a sua Mestra e os episódios, representados por: Borboletas, Ciganas,  Floristas, Zabumba, Lua, Sol, Dia, Noite etc.

PAPAI QUERIDO, O SEU ANIVERSÁRIO DE 100 ANOS ESTÁ  CHEGANDO.  SINTO O DESEJO DE MONTAR UM ESPETÁCULO FOLCLÓRICO EXCLUSIVAMENTE PARA O SENHOR CURTIR E SORRIR.

    
      

5 comentários:

  1. Que esse espetáculo Folclórico seja montado e que a sua amiga aqui, com toda humildade seja comunicada para viver mais essa artimanha cultural da amiga do blog: Do Erudito ao Popular a Sinopse de ZAZA.
    Um abraço e siga avante!!!!!!!!!!!!
    Fideralina.

    ResponderExcluir
  2. Agiardo sua visita no Blog: ESCRITOS DE FRIDDA.

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga/ irmã
    Obrigada pelo sábio comentário, tu és convidada de honra para a festa dos cem anos do meu pai.
    Grande e saudoso abraço, Adalzira

    ResponderExcluir
  4. Minha jovem e mestra Adalzira, feliz e encantado com seu blog, parabéns. Eu Orlando Oliveira já fui marcador de guerreiro e aprendiz do Mestre Euclides, mestre do guerreiro Treme Terra de Aracaju-se. Meu guerreiro se chamava Vencedor, estou pesquisando sobre o assunto e relembrando o passado com intenção de formar um grupo para resgatar essa cultura sergipana, gostaria de algumas dica e de ante mão agradeço toda atenção dedicada, abraço Orlando
    orlandooso@oi.com.br
    Recanto das Letras
    orlando da banda pelo menos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo estímulo referente ao meu blog no artigo: GUERREIRO, CULTURA E FOLCLORE.
    Enviei email.
    BOA SORTE, FELICIDADES!!!

    ResponderExcluir